Carro-bomba explode próximo ao QG do MI5 em Belfast

O atentado marca a volta a Belfast dos poderes de polícia e justiça, após 40 anos de competência dos ingleses

Um carro-bomba explodiu neste domingo atrás do quartel-general do serviço de Inteligência britânico MI5 em Belfast, na Irlanda do Norte, revelou a polícia, sem informar vítimas.

"Um artefato explodiu em um veículo situado na parte de trás do palácio Barracks, em Holywood", disse um porta-voz da polícia.

Barracks foi um complexo do Exército britânico e hoje abriga a sede do MI5 na Irlanda do Norte.

"A explosão ocorreu às 00H24 local (20H24 Brasília de domingo) e não há informação sobre vítimas até o momento, destacou o porta-voz.

Os serviços de segurança revelaram que a bomba estava dentro de um taxi levado até a parte de trás do prédio do MI5. O motorista, sequestrado, saiu gritando do veículo para alertar sobre o explosivo.

O atentado marca a volta a Belfast dos poderes de polícia e justiça, após 40 anos de competência dos ingleses.

A Assembleia Regional da Irlanda do Norte aprovou, em março passado, um acordo histórico entre católicos e protestantes sobre a passagem das atribuições de polícia e justiça de Londres para Belfast, último obstáculo para a aplicação dos acordos de paz de 1998.

O acordo sobre a transferência de poderes foi alcançado após árduas negociações entre o protestante Partido Unionista Democrata (DUP) e o católico Sinn Fein, no início do ano.

Fonte: UOL