Carteira: Filas e tumulto no Detran/PI

procura se intensificou no último mês por conta das mudanças estipuladas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

A exemplo do que aconteceu durante toda a semana do Natal, voltam a se repetir as filas nos postos de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran/PI) nesta semana. A procura se intensificou no último mês por conta das mudanças estipuladas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que ampliará a carga horária das aulas para quem for tirar a primeira habilitação. Já sabendo da lotação que vem acontecendo em todos as unidades do Detran em Teresina, Fabiana Rosa

chegou à unidade do Shopping por volta das 4h30 da manhã para poder pegar a senha de atendimento.

Ela conseguiu a senha de número 10, das 160 que foram distribuídas, mas às 10h30 da manhã só tinham sido atendidas três pessoas. ?Eles estão falando que está tendo problemas com o sistema, mas mesmo tendo muita gente o atendimento está muito lento?, afirma. Segundo o Diretor do Detran-PI, Jesus Rodrigues, a medida do Contran foi publicada em julho de 2008 e somente agora as pessoas estão procurando a primeira habilitação, sobrecarregando o sistema de atendimento.

?A medida foi estipulada há quase seis meses atrás e somente agora as pessoas estão buscando por isso. Estamos fazendo de tudo para conseguir atender a contento, por isso estamos trabalhando em jornada especial, mas mesmo assim existe uma superlotação?, explica. O Detran-PI estará funcionará até o 31 de dezembro às 12h, em cumprimento do Decreto do Governo do Estado N° 13.478.

O horário é válido para a sede e para o Posto Francisca Trindade, no Marquês. Já unidade do Teresina Shopping funcionará até as 16h do dia 31 de dezembro, ficando fechado ao público até o dia 6 de janeiro, porque passará por reforma completa. As outras unidades também ficarão fechadas no dia 2, mas retornam o atendimento no dia 5 de janeiro.

RESOLUÇÃO 285 - As mudanças que estão levando milhões de novos condutores a procurar o Detran de última hora, fazem parte da Resolução 285 do Contran que determina o aumento da carga horário do curso teórico, que atualmente é oferecido com 30 horas aulas, para 45 horas aula e o curso prático de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas/aula, será composto de 20 horas/aula.

Fonte: Viviane Menegazzo, Jornal Meio Norte