Casos de dengue no Piauí diminuem 60% em relação a janeiro do ano passado

Em 2014 foram confirmados 33 casos

Nos primeiros dias do ano já foram notificados 115 casos suspeitos de dengue, em todo o Piauí. Em relação ao mesmo período do ano passado, o mês de janeiro de 2015, houve redução de 60,6% os casos confirmados. Enquanto em 2014 foram 33 casos confirmados, este ano foram apenas 13. No mesmo período, reduziram-se também em 44,2%, os casos de notificação da doença.

Apesar dessa redução, a Secretaria de Estado da Saúde incentiva os municípios a realizarem, a partir deste sábado (7), a Campanha Nacional de Combate e Prevenção contra Dengue e Chikungunya, numa ação que deve envolver os municípios e a população.

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas), Hérlon Guimarães, enfatiza a necessidade no envolvimento da população e poder público no combate ao mosquito transmissor. “Os casos diminuíram, mas não é razão para relaxar no combate ao mosquito, principalmente, com o surgimento da febre chikungunya que é causada pelo mesmo transmissor da dengue. O combate à dengue é um trabalho de todos”, destacou o diretor.

Os municípios que tiveram casos confirmados de dengue no Piauí foram Teresina (6), União (2). Alvorada do Gurguéia (2), Monsenhor Gil, Barras e Picos, cada um com um caso. Do total de casos notificados, 71 deles já foram examinados pelo Laboratório Central (Lacen). Sendo que apenas 13 amostras foram confirmadas e 58 deram resultados negativos.

As medidas para o controle da dengue e chikungunya são iguais. Como verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios, manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.

Fonte: Governo do Estado do Piauí