Casos de dengue quase dobraram em 2014 e mortes tripĺicam no Piauí

O Piauí está entre os únicos estados da nação que apresentaram aumento em mortes causadas pela doença e apresentou o maior percentual absoluto de óbitos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto os casos de dengue em 2014 no Brasil tiveram redução de 59,5%, no Piauí o índice quase dobrou. Foram 7.647 casos no ano passado, quase três mil pessoas a mais que em 2013.

A pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde ainda trás outro dado assustador: o Piauí está entre os únicos estados da nação que apresentaram aumento em mortes causada pela doença e apresentou o maior percentual absoluto de óbitos. A notícia preocupa a população e autoridades, que já estudam meios para reduzir o número de contaminados pelo Aedes aegypti.

No Brasil, o 1,4 milhão de casos em 2013 caiu para 587,8 mil no ano passado. A região Sudeste apresentou a maior redução da doença, seguida de perto pela região Sul.

O Centro-Oeste e Nordeste conseguiram controlar a doença em mais de 40%, quando o Norte manteve-se estável na amostragem. Entretanto, a incidência da dengue no Piauí aumentou 53%. A de óbitos causados diretamente pela dengue aumentou em 150%.

A Secretaria de Saúde do Piauí avalia os números como um comportamento acomodado nos últimos anos. “É um dado muito negativo que evidencia que o serviço de prevenção não foi bem executado.

Mas se deve enfatizar que o serviço de prevenção vai além de nossa jurisdição e envolve a ajuda de toda a sociedade, que deve trabalhar em conjunto para evitar a propagação do mosquito da dengue”, destaca o secretário de Saúde, Francisco Costa.

Quando se trata da dengue, a população deve estar atenta à prevenção e não precisa esperar pela visita do agente de saúde. Principalmente porque o mosquito Aedes aegypti pode infectar pessoas em um espectro geográfico considerável. “Estava viajando de férias e comecei a sentir os primeiros sintomas de dengue quando retornei a Teresina.

Senti dores no corpo, indisposição, febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, muita coceira na palma das mãos e dos pés. Fiquei doente por quase um mês, desde o primeiro sintoma até a recuperação completa”, relata a bancária Nara Borges.

Logo, soluções básicas para prevenir a dengue podem e devem ser realizadas por todos. Manter a caixa d’água sempre fechada, remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas, não deixar água acumulada em poças, encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, colocar o lixo em sacos plásticos lacrados e nunca jogar lixo em terrenos baldios são algumas medidas que estão ao alcance da comunidade.

“Faço tudo direitinho em casa e ainda assim fui vítima da dengue. Foi um período muito ruim que não desejo a ninguém. Por isso, sempre é bom alertar para que todos façam a sua parte e assim possamos evitar que outras pessoas sejam infectadas pela doença”, conclui Nara.

Mortes por dengue quase triplicam no Piauí

Se em 2014 houve redução de 40% nos índices de óbito por dengue, no Piauí o número cresceu 150%. Foram cinco mortes no Estado, contra duas em 2013. A situação preocupa autoridades e coloca em cheque o serviço de acompanhamento à doença.

"Estes números indicam que o serviço de prevenção à doença não foi bem executado. Sabemos que não dependem apenas do controle dos orgãos relacionados ao combate, mas também é uma tarefa de toda a população. Uma de nossas metas primárias será otimizar o tratamento e combate ao Aedes", aponta o secretário de Saúde Francisco Costa.

Segundo Francisco, os bons índices de anos anteriores levaram a uma certa acomodação da gestão de combate. A parte assistencial não aconteceu a contento. "Isto é negativo, mas nos serve de referência para combater a doença e trabalhar com mais afinco no que diz respeito à dengue", esclarece o secretário.

Logo, a sociedade também é parte fundamental neste ponto. Pacientes com sintomas de dengue não devem tardar a procurar ajuda médica, especialmente se o caso for reincidente. A dengue hemorrágica age de forma rápida e tem alto potencial obtuário.

Preocupada com os números mostrados na pesquisa do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Piauí se reuniu na tarde de sexta-feira (09), com uma equipe técnica para traçar estratégias de combate à dengue no Estado.

Campanhas de prevenção e conscientização estão previstas para os próximos meses, assim como o trabalho conjunto conjunto com todos os municípios que pode incluir verba extra do Governo Federal.

O resultado dos pontos discutidos na reunião devem ser expostos até próxima semana, período em que iniciarão as conversas com os municípios. "Estes dados mostram que precisamos melhorar ainda mais o serviço de detecção e acompanhamento da doença. Temos muito trabalho pela frente e não vamos desistir", pontua o secretário.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES