Casos suspeitos de Chikungunya no Piauí podem ser mutação do vírus

Os exames sanguíneos de pacientes foram negativos para dengue, chikungunya e uma série de outras viroses conhecidas, e isto pode indicar que se trata de uma variação da síndrome

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As esforços para o combate à dengue foram intensificados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), com a criação do Comitê de Mobilização Comunitária contra a doença.


Especialistas divulgaram as ações estipuladas para erradicar o mosquito Aedes Aegypti e aproveitaram a ocasião para comentar sobre a virose que acometeu muitos teresinenses nos últimos meses.

Amariles Borba, superintendente da FMS, esclareceu a dúvida de muitos teresinenses que contraíram a doença e experimentaram os mesmos sintomas da febre chikungunya - dores nas articulações, febre alta, conjuntivite, manchas no corpo -, mas se tiveram resultado negativo podem ter sido vítimas de uma variação ou mutação do vírus transmissor da doença, embora o fato ainda não possa ser confirmado cientificamente.

“A tecnologia ainda não avançou ao ponto de detectarmos com urgência e precisão a ‘carteira de identidade’ do vírus que está causando esta onda de viroses.

Os exames sanguíneos de pacientes foram negativos para dengue, chikungunya e outra série de outras viroses conhecidas e isto pode indicar que trata-se de uma variação da síndrome do chikungunya. Mas também podemos estar falando de outra virose com sintomas similares”, destaca Amariles Borba.

Durante a reunião do comitê foi reforçado o papel da comunidade em combater o mosquito, tendo em vista que 80% dos focos de dengue são originados em residências ou terrenos próximos à residências.

Por isto, a FMS desenvolve uma ação de coleta de itens e objetos sem uso que podem servir de foco para a reprodução do mosquito. Para ter o produto recolhido, basta entrar em contato com a equipe de saúde do bairro onde reside.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES