Ceir entrega 250 aparelhos auditivos por meio do SUS em Teresina

250 aparelhos entregues por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) completa, nesta quarta-feira (24), um ano do Programa de Saúde Auditiva com 250 aparelhos entregues por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A instituição passou a ter o programa após ser habilitada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) III e já realizou mais de 2.300 atendimentos, sendo 95% dos pacientes atendidos oriundos do interior do Piauí.

“O objetivo do programa é cuidar da saúde auditiva do paciente. Caso a perda auditiva seja reversível, nós fazemos o tratamento para que não seja necessário o uso de um aparelho auditivo”, explica a otorrino do Ceir, Silvia Bona.

Segundo Silvia, quando há a necessidade do uso de um aparelho, o paciente passa por avaliações de uma equipe formada por otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social.

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde Auditiva do Ceir, Vanessa Almeida, cada profissional tem a decisão no processo de protetização do paciente.

“A otorrino avalia se a perda auditiva é reversiva ou não; a fonoaudióloga realiza o exame de audiometria, avaliando o tipo e grau de surdez; a psicóloga identifica a motivação do paciente para o uso do aparelho; e a assistente social orienta os pacientes sobre seus direitos como cidadãos e portadores de deficiência auditiva”, pontua Vanessa.

Para solicitar um aparelho auditivo no Ceir, a pessoa deve procurar o médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e solicitar uma avaliação auditiva na instituição. Após passar pelo otorrino e realizar os exames com a fonoaudióloga do centro, se houver a necessidade do uso de um aparelho auditivo, o paciente terá o aparelho confeccionado sob medida e receberá orientações para manuseá-lo.

Ceir entrega 250 aparelhos auditivos por meio do SUS em Teresina
Ceir entrega 250 aparelhos auditivos por meio do SUS em Teresina


Fonte: Ascom