Ceir orienta sobre cuidados de crianças com paralisia cerebral

I Simpósio Piauiense de Paralisia Cerebral reúne profissionais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cuidado de uma criança especial exige alguns conhecimentos básicos. Neste sábado (20), um grupo de pais e cuidadores de crianças com paralisia cerebral recebeu orientações e treinamento do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

A Mariana Cruz, que tem apenas 9 meses de vida, está aguardando pelo tratamento da instituição, mas a sua mãe, Silmara Ferreira, aproveitou a oportunidade. “Eu tenho outro filho, de 2 anos, e percebo diferenças entre ele e a Mariana. Ela me exige mais atenção e a cada dia é um desafio. Hoje aprendi muita coisa que eu já tinha dúvidas, mas não sabia como agir”, conta a jovem de 22 anos.

Silmara Ferreira e outras 30 famílias compartilharam suas dificuldades e experiências e receberam orientações de profissionais do Ceir e estudantes voluntários da ação. A acadêmica do oitavo período de terapia ocupacional, Maria Clara Meneses, de 24 anos, relata a experiência. “Foi uma oportunidade de termos um contato maior com os pais e cuidadores, de tirarmos as suas dúvidas e de aprendermos também”, diz.

No curso teórico-prático, foram abordados temas como os direitos da pessoa com paralisia cerebral e o acesso a eles, além de orientações de uma equipe formada por médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

A ação fez parte da programação do I Simpósio Piauiense de Paralisia Cerebral, evento promovido pelo Ceir que reúne mais de 180 profissionais e acadêmicos da saúde, educação e áreas afins. “Estamos nos especializando para qualificar ainda mais nossos atendimentos e temos como missão aproximar a comunidade científica da sociedade”, finaliza o médico Francisco Alencar, superintendente executivo do Centro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES