Ceir: Simpósio marca Dia Mundial de combate ao AVC no Piauí

O simpósio aconteceu neste sábado no auditório do Ceir

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante dois dias, profissionais de saúde, estudantes de graduação, além de servidores da área de saúde e afins, participaram de conferências, palestras e debates sobre a prevenção, tratamento e reabilitação do Acidente Vascular Cerebral (AVC), durante II Simpósio Piauiense de Doenças Cerebrovasculares – AVC em foco, realizado no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Neste sábado, 29 de outubro – Dia Mundial de combate ao AVC –, foi realizado o último dia de programação do Simpósio. Trabalhando temas essenciais para impulsionar a prevenção e melhoria do cuidado assistencial, o evento encerrou as atividades da Semana de Combate ao AVC no Piauí, realizada pelo Projeto Pense Bem AVC, em parceria com Ceir e por meio da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos.

 Cursando o 9º ano de Medicina, a acadêmica Larissa Clementino explica que as palestras favoreceram adquirir conhecimentos mais aprofundados sobre o AVC. “Percorrendo alguns hospitais vejo que são inúmeras as pessoas acometidas pela doença. Sem dúvidas, o nível dos profissionais que ministraram as palestras no Simpósio contribuiu para todos nós, enquanto estudantes, aliar a teoria e prática”, frisa.

 A enfermeira do projeto Pense Bem AVC, Mary Ângela Canuto destaca o sucesso do evento. “Este é nosso segundo ano de evento proporcionando um momento de reflexão, análise e estudo sobre as questões relacionadas à prevenção e os avanços do tratamento do AVC. É gratificante ver o público presente atestar a importância da interdisciplinaridade e da valorização dos diversos saberes no combate ao AVC”, pontua.

De acordo com Benjamim Pessoa Vale, médico neurocirurgião e coordenador do Projeto Pense Bem AVC, “paralelo ao trabalho que realizamos no Estado, o Simpósio evidencia a relevância da prevenção no combate à doença e destaca a identificação correta dos sintomas como o maior aliado as vítimas de acidentes vasculares”.

 Números do AVC

 Dados do Ministério da Saúde apontam que a cada cinco minutos uma pessoa morre em decorrência de acidente vascular cerebral (AVC). O Piauí lidera o ranking nacional em números proporcionais: Para cada 100 mil habitantes são registradas 69,3 mortes no Estado.

Objetivando minimizar os efeitos e alertar a população sobre a importância do combate à doença, sistematicamente o Ceir em parceira com o Projeto Pense Bem AVC realiza ações em Teresina e nos municípios do interior do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES