Celular: carregadores serão padronizados em breve, diz site

Dentro de alguns anos, os celulares das mais diferentes empresas terão as entradas para carregadores

Dentro de alguns anos, os celulares das mais diferentes empresas terão as entradas para carregadores padronizadas, segundo informações do site HotHardware.

Se o início da implantação desta medida é novidade, a decisão de unificar os carregadores data de 2009. De acordo com o site, 14 empresas de comunicação móvel assinaram, naquele ano, um acordo para padronização dos carregadores. Era preciso, no entanto, que se passasse por um longo processo de adaptação de peças e sistemas para que diferentes fabricantes de celulares e smartphones pudessem usar a mesma entrada.

Segundo o vice-presidente da Comissão Europeia para Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani, ainda há muito trabalho a ser feito, mas a meta já está traçada. "O carregador padrão facilitará a vida dos consumidores, reduzirá gastos e beneficiará o mercado dos negócios. É uma situação em que todo mundo sai ganhando", afirmou ao HotHardware.

Tajani aponta ainda uma espécie de empecilho para esta mudança. A Apple, fabricante do smartphone mais famoso do mundo, o iPhone, ainda se mantém resistente às adaptações.

Fonte: Terra, www.terra.com.br