Centro: Antiga Casa do Estudante vira refúgio para bandidos

A casa está cheia de lixo de toda espécie e as portas foram arrancadas e desapareceram.

Uma casa abandonada, localizada no cruzamento das Ruas Desembargador Freitas com a 24 de Janeiro, no centro de Teresina, próximo à Delegacia Geral, está servindo de esconderijo para desocupados e usuários de drogas. O problema está também afetando os comerciantes e moradores vizinhos, não só pela barulheira que os indivíduos fazem à noite, mas principalmente pela sujeira e mau cheiro que exala do local.

A casa está cheia de lixo de toda espécie. As portas foram arrancadas e desapareceram. Algumas janelas foram quebradas e os espaços foram ocupados por tijolos, mas o que se observa é que os tijolos forma retirados. Além de muitas paredes rachadas, parte do telhado está comprometido. Ao lado da porta da frente (sem porta) existe apenas o desenho de uma porta e de uma fechadura, a ao lado da ?porta? está escrito ?Refúgio I?, como se fosse um código.

Na casa funcionava, anos atrás, o Centro de Carteiras de Estudantes Piauienses (CCEP) e também a Casa do Estudante Piauiense. A comerciante Raimunda Cleudia conta que dorme no restaurante, de certa forma para ?vigiar? o seu local de trabalho e à noite é quase impossível dormir por causa do barulho de pessoas que saem e entram a noite inteira na cada abandonada. Ela diz que ouve gritos, pessoas sendo agredidas e pedindo socorro, mas ela não se atreve a sair de seu estabelecimento para ajudar porque tem medo.

?De repente a gente sai para ajudar e acaba sendo vítima também. Mas essa casa está um horror, sem contar a sujeira e o mau cheiro de comida, lixo e outras coisas mais. A gente quer aproveitar para pedir providências, porque essa situação atrapalha as vendas, porque o cliente não quer ficar em um local onde há mau cheiro por perto?, observa Raimunda Cleudia.

Fonte: Lindalva Miranda