Centro cirúrgico do HUT fez 430 cirurgias em 13 dias, diz Leopoldino

Os recursos virão para complementar o orçamento de despesas com atendimentos de pacientes do MA

O setor de saúde em Teresina receberá do Ministério da Saúde uma verba de compensação de R$ 1 milhão e 800 mil reais referente aos atendimentos de pacientes do Estado do Maranhão. A verba é referente ao exercício de 2011 e será incorporada ao teto funcional de Teresina, informou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino nesta quarta-feira(14) ao meionorte.com.

Segundo ele, os recursos virão para complementar o orçamento de despesas com atendimentos de pacientes vindos de municípios maranhenses considerados pactuados para esses procedimentos na rede de saúde pública na capital piauiense. Ele ainda acrescentou que cerca de 15 unidades básicas de saúde estão sendo construídas na zona rural, nos povoados Cacimba Velha, Taboca do pau Ferrado e Boa Hora. " A unidade de saúde do bairro Poty Velho na zona urbana, era a que se encontrava em pior situação e agora, vamos entregar reformada e ampliada", disse ele.

Pedro Leopoldino falou também da busca de recursos para a construção de mais três salas de cirurgia para o HUT. " Agora serão 9 salas, pois apenas com as seis salas existentes, foram realizadas 430 cirurgias em 13 dias. Com isso, aumentará em 50% a capacidade de atendimento cirúrgico naquele hospital", declarou.

Sobre os aprovados no último concurso da FMS, Leopoldino informou que até o início da próxima semana será divulgada a relação dos primeiros nomes convocados para assumir os cargos na qual foram aprovados.



Fonte: Marcos Moraes