Centro de Parto Normal será inaugurado nesta quarta em Teresina

Nova estrutura tem 52 leitos, sendo 30 leitos obstétricos

Nesta quarta-feira (31), será inaugurado o primeiro Centro de Parto Normal de Teresina. A Maternidade do bairro Buenos Aires foi reformada e recebeu o centro de Parto Normal (CPN), que tem estrutura para o atendimento humanizado com banheira de hidromassagem, camas especiais para diversas posições de parto, conforme normas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

A nova estrutura tem 52 leitos, sendo 30 leitos obstétricos, 7 de neonatologia, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e 5 quartos para pré-parto, parto e pós-parto.

Centro será inaugurado nesta quarta-feira  (Crédito: Reprodução)
Centro será inaugurado nesta quarta-feira (Crédito: Reprodução)

A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, destaca benefícios com o modelo de assistência humanizada às pacientes.

“O atendimento do profissional de saúde é voltado para respeitar as necessidades da parturiente com suas especificidades, explicando e orientando sobre todos os procedimentos”, informa.

Com dois filhos  nascidos em 2006 e 2011, a funcionária pública Patrícia Martins revela que foi uma escolha certa ter as crianças de parto natural. “ Tenho medo de cirurgias e sempre quis ter meus filhos de parto normal”, declara. 

A obra de reforma da Maternidade está 95% concluída e tem investimento de R$ 2.017.618,23, sendo R$ 1.634.395,27 da Prefeitura de Teresina e o restante do Governo Federal.

Além dos leitos a maternidade terá sala de aleitamento, salas para testes do pezinho e orelhinha, cartório de registro de nascimento, sala de atendimento obstétrico neonatal, de fonoaudiologia e de classificação de risco.

Centro será inaugurado nesta quarta-feira  (Crédito: Reprodução)
Centro será inaugurado nesta quarta-feira (Crédito: Reprodução)


Fonte: Portal Meio Norte