Centro de Saúde Lineu Araújo amplia serviços de saúde à população

O centro de saúde está com novos equipamentos e novos profissionais

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, localizado no centro/sul, ampliou os serviços oferecidos à população por meio da  aquisição de novos equipamentos modernos e da contratação de novos profissionais médicos nas especialidades alergia, geriatria, endocrinologia e pneumologia. Agora, o Centro passa a contar com raio-X digitais, que substituíram os convencionais. Com a aquisição dos equipamentos, a quantidade de exames radiográficos será duplicada. 

Segundo Walfrido Salmito, diretor clínico do Lineu Araújo, os novos raio-X digitais trazem benefícios para o paciente e para o funcionário: “A imagem dos novos equipamentos é de melhor qualidade, o que diminui a necessidade de repetição do exame e, consequentemente, de exposição do paciente e do trabalhador à radiação.”, conta.

Tomaz Benvindo, diretor administrativo do Lineu Araújo, conta que também foi adquirida uma processadora para o mamógrafo, equipamento utilizado para detecção precoce do câncer de mama. Ele explica que está sendo realizado processo licitatório para a compra de filmes para esse equipamento, de modo a permitir a realização de maior número de exames no hospital.

Entre as ações para ampliação dos serviços ofertados à população, destaca-se ainda a contratação de novos profissionais, como a de médico alergista, profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas. Atualmente, o serviço também é disponível no Hospital Infantil, que dispõe de médico alergista para atendimento de crianças e adolescentes. 

Ainda sobre a ampliação do quadro profissional, o Lineu Araújo conta agora também com médico geriatra, que atua na prevenção e tratamento de doenças de pessoas idosas. Segundo Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde de Teresina, “a presença do geriatra na rede pública municipal é importante para a promoção da saúde da pessoa idosa e a sua convocação foi atendimento a solicitação da população”.

Outra mudança foi expansão dos serviços de pneumologia e endocrinologia, com a contratação de novos médicos especialistas nestas áreas. Além do Lineu Araújo, o tratamento de doenças pulmonares e respiratórias também é disponível no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Hospital Universitário (HU).

 Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde de Teresina, avalia as ações positivas ocorridas no Lineu Araújo: “Com o aumento do quadro profissional é possível ampliar o número de consultas realizadas. O nosso objetivo é melhorar a qualidade da assistência em saúde prestada ao usuário SUS”, afirma.

Lineu Araújo
Lineu Araújo



Como as pessoas têm acesso às consultas especializadas? 

Em Teresina, para que a população tenha acesso a consultas especializadas, é necessário que o usuário se dirija ao posto de saúde mais próximo de sua residência para atendimento pelo médico da Estratégia de Saúde da Família. O médico fará então diagnóstico do paciente e, de acordo com a necessidade, o encaminhará para o médico especialista em estabelecimento de saúde público e/ou privado conveniado ao SUS, a exemplo do Centro de Saúde Lineu Araújo.

Fonte: Portal MN