Cerca de 15 milhões de brasileiros já se vacinaram contra a "gripe suína"

A campanha incluirá todos os brasileiros entre 30 e 39 anos, mesmo aqueles que não tenham problemas

As autoridades brasileiras informaram neste sábado que desde o início de março 15,1 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe A, conhecida como "gripe suína". A doença já causou 1.705 mortes no país em 2009 e outras 50 neste ano.

O Ministério da Saúde, que convocou para hoje um dia extra de vacinação, disse que a campanha ocorre de acordo com o esperado e que, em pouco mais de um mês, foi vacinada 25% da população considerada "de risco.

Nessa categoria foram incluídos os profissionais das redes de saúde, indígenas, mulheres grávidas, crianças entre seis meses e dois anos de idade, jovens entre 20 e 29 anos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, obesidade, asma e problemas cardíacos.

Além disso, a campanha incluirá todos os brasileiros entre 30 e 39 anos, mesmo aqueles que não tenham problemas de saúde.

Desde o ano passado, o Ministério da Saúde investiu US$ 600 milhões na compra de vacinas, a fim de prevenir a população contra a nova onda da doença, esperada para o próximo inverno.

A intenção das autoridades é vacinar cerca de 90 milhões de pessoas contra o vírus H1N1 antes de maio, quando começa a temporada de frio.

Fonte: IG