Cerca de 24 zonas eleitorais deverão ser extintas no Piauí

Deverão ser afetados mais de 161 mil eleitores

Image title

A Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) e a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) se manifestaram, nesta sexta-feira (24), contrárias à possibilidade de extinção de zonas eleitorais com menos de 10 mil eleitores, prevista na Resolução n. 23.422/2014, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Piauí, por este critério, devem ser extintas 24 zonas eleitorais, afetando mais de 161 mil eleitores.

De acordo com o presidente da APMP, Paulo Rubens Parente Rebouças, o processo de rezoneamento dos eleitores será prejudicial à população. “Com a extinção dessas zonas, os eleitores precisarão se deslocar para outras cidades para poderem realizar as obrigações eleitorais. Isso gera custos financeiros para uma população que, em sua maioria, é carente”, diz Paulo Rubens.

 Segundo o presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro, a própria Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) já se manifestou preocupada com a possível extinção das zonas eleitorais, uma vez que especialmente os eleitores mais humildes serão prejudicados.

 "Os estados mais afetados com o rezoneamento são Piauí, Goiás, Amazonas e Minas Gerais, que têm uma população mal distribuída e, em geral, com baixo índice de desenvolvimento humano. Não concordamos com a desativação das zonas eleitorais porque prejudica diretamente quem mais precisa dos serviços judiciais, que é a população mais pobre”, defende Trigueiro.

 A proposta de remanejamento ou de extinção de zonas eleitorais com menos de 10 mil eleitores atingirá 148 zonas em todo o país, o que significa um percentual de aproximadamente 4,88% das 3.033 zonas eleitorais existentes no Brasil.

Confira a relação de zonas eleitorais do Piauí com menos de 10 mil eleitores:

 

Nazaré do Piauí

Várzea Grande

Pimenteiras

Beneditinos

Eliseu Martins

Arraial

Conceição do Canindé

Guadalupe

Monte Alegre do Piauí

Socorro do Piauí

Jerumenha

Bertolínia

Ipiranga do Piauí

Nossa Senhora dos Remédios

São Gonçalo do Piauí

Aroazes

Cristalândia do Piauí

Antônio Almeida

Santa Filomena

Francinópolis

Manoel Emídio

Landri Sales

Marcos Parente

Paes Landim

Fonte: Assessoria