Cerca de 40 ligações falsas e trotes são registradas por dia pelo Corpo de Bombeiros

Das chamadas reais, a grande maioria é de fogo no mato, como classifica os bombeiros. Na capital, apenas três viaturas estão disponíveis para atender a demanda de ocorrências.

Todos os dias o Corpo de Bombeiros recebe cerca de 40 ligações falsas, além dos trotes indicando locais falsos de ocorrências. Segundo os operadores da central de chamadas, em um único dia chegou a 90% o índice de chamadas falsas registradas. "Conseguimos identificar porque muitas vezes é voz de criança ou tem barulho de colégio ao fundo", conta a soldado Wanessa Barbosa. O aparelho usado para receber as ocorrências possui um identificador de chamadas.

Das chamadas reais, a grande maioria é de fogo no mato, como classifica os bombeiros. Na capital, apenas três viaturas estão disponíveis para atender a demanda de ocorrências. Os bombeiros estão fazendo a triagem das chamadas, porque a cooperação só tem condições de atender a metade das chamadas.

A assessora de imprensa dos bombeiros, major Najara Nunes, disse que a média de ocorrências tem registrado a média de 16 a 20 ligações por dia somente de fogo no mato. "Fica complicado atender a todas essa demanda de fogo em vegetação,porque são muitas as chamadas".

Mesmo com carência, os bombeiros no Piauí são referência no treinamento de policiais para o norte e nordeste. No centro de treinamento existem condições de treinar oficiais para o combate ao fogo e resgate de vítimas, além do trabalho em ambientes fechados.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Fonte: Portal Sul do Piauí