Cerca de 500 famílias são beneficiadas com casas em Timon

Cerca de 500 famílias são beneficiadas com casas em Timon


Cerca de 500 famílias timonenses estão bem perto de realizar o sonho da casa própria. Isso porque elas foram contempladas com as casas residenciais do Cocais I, do programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) do Governo Federal. O sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Timon aconteceu esta semana, através da Secretaria Municipal de Habitação (SEMHAB).

O sorteio foi realizado por um sistema informatizado, que instantaneamente mostrava os nomes e endereços um telão visível a todos, para as pessoas acompanharem e anotarem o local das suas novas residências. Idosos e pessoas com necessidades especiais foram atendidas prioritariamente, e logo em seguida os demais beneficiados.E a emoção estava exposta nos rostos. “Estou tão nervosa, agora imagine quando for para eu receber as chaves. Não vejo a hora de poder mudar para a minha casa”, disse a beneficiada Maria do Amparo Nascimento Araújo. Maria do Carmo Lopes também está muito feliz em sua primeira oportunidade de ter uma casa própria. “Estou muito feliz, é a minha primeira casa. É uma alegria muito grande poder ter a minha casa”, afirma.

Após a definição dos endereços das famílias, agora serão agendadas, entre os dias 23 e 27 de março, reuniões em grupos, divididos por quadras, para definir pautas com da nova vizinhança. As datas serão agendadas em breve, através da SEMHAB. A lista completa com os nomes e endereços dos beneficiados está afixada no prédio da SEMHAB, Avenida Paulo Ramos, s/n, Centro e na sede da Prefeitura Municipal de Timon. A lista também pode ser acessada através do link: www.timon.ma.gov.br/site/semhab/mcmv/index.php.

Após a realização de entrega do Cocais I, a Prefeitura irá entregar as casas do Residencial Cocais II, que está sendo finalizado.

Entregues 240 títulos de concessão na Vila do Bec

Cerca de 240 famílias moradoras da Vila do Bec receberam Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), em solenidade que aconteceu na Unidade Escolar Pedro Falcão, com a presença de toda a comunidade e autoridades municipais. O benefício concedido foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Timon através da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN). A CDRU tem a finalidade de expedir títulos de domínio de imóvel pertencente ao patrimônio público municipal para fins de moradia.

Desta forma é possível legalizar e legitimar a posse do imóvel para os cidadãos que já habitam na localidade. Já foram entregues mais de 2500 títulos de concessão, sendo que, desse número, 1840 foram para o Bairro Cidade Nova, que foram entregues em dezembro. Francisco Borges, líder comunitário da Vila do Bec, ressalta que essa é uma reinvindicação antiga da população, que há oito anos luta pela regularização fundiária. "Há muito tempo luto pela chegada desse dia. Foi um intenso trabalho para levantar o número de famílias irregulares, mas conseguimos e finalmente o prefeito Luciano Leitoa está nos concedendo esse benefício", diz.

O prefeito de Timon parabenizou a todos pela regularização de seus imóveis. "Agora vocês vão morar em algo próprio, onde ninguém pode mais tomar. Aqui tem gente com mais de 20 anos que viviam irregulares, mas o título vai garantir o direito de vocês. É com muita satisfação que realizamos essas entregas", destaca Luciano Leitoa. (L.A.)

Fonte: Jornal Meio Norte