CGE e Uespi firmam parceria para fomentar participação social

Representes assinaram termo de cooperação técnica.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi) firmaram uma parceria para desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que será mais um canal de comunicação entre a sociedade e o Poder Executivo Estadual. Na manhã desta terça-feira (1º), o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, e o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, assinaram o Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições para dar início ao projeto.

Também participaram da reunião o gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros; a vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo; o professor de Ciências da Computação da Uespi, José Bringel Filho; além de representantes da Uespi.

Na ocasião, o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, exaltou a iniciativa e destacou a importância do aplicativo para a sociedade. “Uma das missões da Controladoria é o fomento ao controle social e nossa iniciativa objetiva aprimorar o Portal da Transparência, estimulando a participação popular. Portanto, essa ferramenta será mais uma opção para o cidadão ter acesso às informações e vai contribuir ainda mais para a participação da sociedade na gestão pública”, disse.

De acordo com o auditor Márcio Barros, o aplicativo permitirá que o cidadão tenha uma interação ainda maior com a Administração Pública, atuando como agente fiscalizador. “Esse aplicativo vai além das funções de fornecer transparência e acesso à informação. Ele vai permitir ao cidadão uma participação mais efetiva na gestão pública. Com essa ferramenta vai ser possível, principalmente para os órgãos de controle, saberem quais são as principais demandas da sociedade e, com isso, direcionar suas atividades para essas demandas. O objetivo disso é ter mais efetividade nas nossas ações”, disse.

O professor de Ciências da Computação da Uespi, José Bringel Filho, explica que a ferramenta será uma expansão do projeto "De Olho na Cidade", iniciado na universidade em 2013 e desenvolvido pelos alunos do curso. Ele coordenará a equipe, juntamente com a Gerência de Tecnologia da Informação da CGE.

“Esse convênio permite a integração do projeto ‘De Olho na Cidade’ com a necessidade de divulgação e prestação de serviços para a população. A intenção é dar esse caráter mais simplista de acesso a informação, com uma interface mais fácil e instantânea”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES