Chacina deixa cinco mortos e 12 feridos no Grande Recife

Crime ocorreu na noite do domingo (9). Entre os mortos na chacina, estão três homens e duas mulheres. Um dos feridos está em estado grave em hospital no Cabo de Santo Agostinho.

Avalie a matéria:
Chacina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco pessoas foram mortas e outras doze ficaram feridas em uma chacina ocorrida no município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. O crime aconteceu por volta das 23h30 do domingo (9), e as mortes ocorreram em dois locais diferentes na cidade. Entre os mortos na chacina, estão três homens e duas mulheres. Os primeiros assassinatos ocorreram na Praça Rurópolis, em um local que vende espetinhos e pastéis. De acordo com a Polícia Civil, homens armados chegaram em dois carros e começaram a disparar tiros.

As mortos ocorreram em dois locais diferentes - Foto: Reprodução

"Foram dois carros, segundo populares, um branco e um cinza. Desceram e disseram logo assim na praça onde havia um pessoal comendo pastel e espetinho: 'Ninguém corre'. Só que o pessoal correu e foram diversos tiros. Nesse local, foram atingidas 12 pessoas e mais três morreram. Dois morreram no local e uma senhora foi socorrida para a UPA [Unidade de Pronto-Atendimento] municipal e veio a óbito na UPA", disse o delegado Joaquim Braga.

Em seguida, mais dois homens foram assassinados em outro local de Ipojuca, homicídios cometidos pelo mesmo grupo criminoso, segundo o delegado que registrou o caso.

"Não satisfeitos, eles [bandidos] foram descendo pela [rodovia] PE-60 e, quando chegaram na lombada eletrônica na entrada de Ipojuca, subiram em um [imóvel com] primeiro andar e executaram outras duas pessoas. Alguém deve ter passado um informe para eles, que foram lá e executaram", afirmou.

Os feridos foram levados para quatro unidades de saúde: Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, também no Grande Recife; Unidade Mista Santo Cristo Ipojuca; Hospital da Restauração, na área central da capital pernambucana; e a UPA de Ipojuca.

Um dos feridos está em estado grave, de acordo com o delegado. Ele foi identificado pela polícia como Gilson Lima e foi levado para o Hospital Dom Helder Câmara. A idade dele não foi divulgada. O G1 tenta contato com a unidade de saúde para obter detalhes sobre o estado de saúde dele.

A motivação da chacina não foi informada pela Polícia Civil, mas há uma linha de investigação em curso, de acordo com Joaquim Braga.

"O pessoal fala muito desse grupo [criminoso] Trem-Bala. Eu tenho, para mim, que talvez eles estejam querendo nos desafiar. Aterrorizam tanto o Cabo [de Santo Agostinho] quanto Ipojuca. A polícia tem trabalhado, empreendido um trabalho grande no sentido de prender esse pessoal. Tudo roda no tráfico de drogas", explicou o delegado.

A Polícia Civil apura quantos criminosos participaram da chacina. "Pela quantidade de tiros, não acho que tinham menos de quatro pessoas em cada carro. Tinha um cartucho de [espingarda] 12 e 9 milímetros e de pistola 380. Tiro no rosto da pessoa, na nuca, dilacerando. Realmente, foi uma barbaridade. Vamos trabalhar para ver se a gente coloca esses elementos na cadeia para que as pessoas possam ter paz", contou.

Os criminosos conseguiram fugir, e ninguém foi preso até a última atualização desta reportagem.

"Houve uma perseguição por parte dos policiais militares na PE-42, estrada que vai no sentido de Escada [cidade da Zona da Mata]. Eles [os bandidos] chegaram a derrapar e perderam velocidade, mas não conseguimos prender. Tem câmeras nos locais [dos assassinatos], e isso vai nos ajudar a identificar os possíveis autores", declarou o delegado.

Homicídios em Pernambuco

Junho foi o sexto mês consecutivo em que Pernambuco teve aumento no número de homicídios. De acordo com o Monitor da Violência, no referido mês, foram registrados 296 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), o que representa um aumento de 17,5% em relação aos 252 casos contabilizados no mesmo mês de 2019.

Considerando os seis primeiros meses do ano, foram 1.961 homicídios. O número é 11,71% maior que os 1.755 casos confirmados entre janeiro e junho de 2019. Todas as regiões do estado tiveram aumento no número de mortes violentas, em junho. Entretanto, o Recife apresentou diminuição de três casos, saindo de 44 para 41 no sexto mês, na comparação entre 2019 e 2020. A redução foi de 6,8%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES