Chesf reduzirá vazão do Parnaíba nesta quinta-feira

Redução no volume de chuvas já possibilita Companhia reduzir vazão.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) irá reduzir a vazão da água liberada na Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, nesta quinta-feira. Em comunicado enviado à imprensa na tarde desta quarta-feira, o gerente regional da Chesf, Airton Feitosa, explicou que a barragem está operando com mil metros cúbicos de água por segundo e que a vazão será reduzida para 800 m³/segundo a partir da 0h desta quinta-feira.

No último final de semana, por conta do volume de chuvas que caiu no Estado, a Chesf optou por abrir as comportas da Barragem que já estava operando com 91% da sua capacidade. Nesta quarta-feira, a capacidade do reservatório atingiu 90,61% e uma vazão de 826m³/segundo, o que possibilitou que a companhia pudesse reduzir a vazão.

A previsão é de manter a nova vazão até a próxima sexta-feira, dia 16, onde diretores da Chesf deverão se reunir para avaliar a situação. De acordo com o levantamento da Chesf, o nível do rio Poti chegou a subir mais de seis metros no último sábado. No entanto, nos últimos dias o nível baixou para 2,46 metros em Prata do Piauí e, apenas um, dos nove, açudes do Ceará (que libera águas para o Poti), está sangrando. (M.M)

Fonte: Mayara Martins