“Chuva que caiu no domingo em Picos é a maior dos últimos 4 anos”, diz chefe de Meteorologia

Em 2014, um índice pluviométrico foi de 360 milímetros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O inverno esperado para 2015 no semiárido piauiense indicava  um baixo índice de chuvas, segundo apontavam as previsões meteorólogicas. No entanto, as chuvas que tem caído na região já superam a expectativa e a paisagem tem se modificado. Neste final de semana no município de Picos, as chuvas que caíram sobre a cidade ultrapassaram os 90 milímetros, um percentual recorde.

Só na madrugada desta segunda-feira, 23, choveu a quantidade de 69 milímetros, considerada a maior chuva dos últimos quatro anos. O reflexo foram diversos pontos da cidade alagados, inclusive ameaçando a água invadir as residências. Para o chefe de Meteorologia de Picos, Eugênio Lopes, a previsão é de chuvas mais intensas para os próximos dias.

” A expectativa para este ano seria de um inverno irregular.como assim foi nos primeiros meses do ano. No entanto, para março já se esperava por melhores frequência e intensidade das chuvas, onde já se atingiu 134 milímetros. Até abril continua a estabilidade, o tempo está favorável, deve chover. É evidente que uma chuva dessa intensidade não vai mais ocorrer este ano, é muito difícil, mas deve continuar chovendo”, finaliza. “, disse Eugênio Lopes.

Eugênio Lopes ainda acrescentou que o  volume de chuva de chuva estimado entre 250 milímetros e 350 milímetros, está praticamente sendo superado, pois até o momento já se totalizou 301 milímetros. Em 2014, um índice pluviométrico foi de 360 milímetros.

Índice pluviométrico

Janeiro= 78 milímetros

Fevereiro= 89 milímetros

Março= 134 milímetros

As chuvas a exemplo desta que caíram no final de semana são importante para o suprimento de água nos reservatórios, onde muitos destes acabaram escoando, para firmar o plantio agrícola e aflorar pastagens para os animais.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES