Chuvas já derrubaram pelo menos 271 fios em Teresina, informa Eletrobras

De acordo com a companhia de distribuição de energia do Piauí, esse número representa apenas as ocorrências registradas em janeiro

Os prejuízos das chuvas que caíram sobre Teresina nos últimos dias são inúmeros e junto com eles vem também o perigo. Dados da Eletrobras Distribuição Piauí mostram que nesse mês de janeiro já foram registrados 271 cabos e fios de energia elétrica rompidos por toda a cidade. Além deles, 25 postes ficaram prestes a cair ou foram quebrados.

O motivo dos cabos partidos são os objetos e galhos de árvores que acabam caindo sobre eles, levando ao rompimento. Isso acontece por causa dos ventos que costumam ser intensos em momentos de chuvas. Já no caso dos postes, muitos deles são abalroados por motoristas da capital ou mesmo são prejudicados pelo acúmulo de água das chuvas.

?Teresina não tem um bom escoamento de água e a água que acumula nas proximidades do poste e a força delas acabam contribuindo para que eles corram o risco de vir ao chão. Além disso, são comuns, principalmente em períodos de chuvas muitas batidas de carros?, disse o diretor de Operação da Eletrobras, Marcelino da Cunha.

Em casos como esses, o diretor de Operações alerta a população a procurar formas de se proteger. No caso dos postes prestes a cair e dos fios partidos, a dica é ficar bem longe deles e acionar os técnicos da Eletrobras, para que o problema seja resolvido. ?A melhor forma é ligar para o nosso 0800 e relatar o fato. Com isso, podemos destinar uma equipe até o local?, disse.

Mas há também formas de evitar, principalmente que fios sejam partidos.

Um dos fatos que levam ao rompimento deles é a poda de árvores que ficam próximas a alguma fiação. Nesse caso, ele aconselha que o interessado entre em contato com a Eletrobras, para que os técnicos da empresa realizem essa poda. ?É importante que as pessoas saibam que, quando uma árvores está próxima da fiação, elas não devem deixar crianças brincarem próximo e nem subir até os galhos, pois eles podem estar energizados?, alertou.

Outra forma de se proteger é não passar com objetos de metal próximo a estes fios, pois eles também podem ser energizados e a pessoa que carrega o objeto ser atingida por uma descarga elétrica.

No momento de chuvas, ele aconselha ainda que as pessoas procurem um local seguro para se abrigar, como suas residências. É importante que, se estiverem em algum local com água, como praia, riachos, lagoas, elas se distanciem. ?As pessoas também não devem usar telefone fixo enquanto chove, pois a descarga elétrica pode vir pelo fio do telefone. É importante que elas também desliguem seus eletrodomésticos?, afirmou.

Fonte: Pollyana Carvalho