Ciclone extratropical causa chuvas intensas no Sul do país, e Inmet emite alerta

As tempestades atingem Santa Catarina desde a noite desde domingo, e todos os estados da região devem ser afetados até terça.

Ciclone extratropical causa chuvas intensas no Sul do país, e Inmet emite alerta | Rovena Rosa/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As intensas chuvas que afetaram Santa Catarina no domingo são um indicativo do que pode ocorrer em toda a região Sul no começo desta semana. Um alerta de perigo do Inmet está em vigor até terça-feira (16). Conforme o MetSul, as precipitações serão causadas por um ciclone extratropical formado na Argentina. 

FRENTE FRIA: Por causa do centro de baixa pressão atmosférica, uma frente fria se formou no leste da Argentina e seguiu na direção do Brasil. Por isso, os dias devem ser de muita chuva em todo o Cone Sul do continente: Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil.

FORTES VENTOS E MUITA CHUVA: No domingo, o Inmet emitiu um alerta de perigo, com previsão de chuvas intensas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná até terça. A estimativa é que o acumulado de chuva fique entre 30 e 100 mm por dia. Além disso, há um alerta, para o mesmo período, sobre fortes ventos costeiros, em todo o litoral sul. Nesse cenário, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, afirma o Inmet.  

CIDADES DE SANTA CATARINA, principalmente no Sul, sofreram com tempestades e deslizamentos neste domingo. As informações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) apontaram acumulados em 96 horas até o meio da tarde deste domingo de 378 mm em Garopaba, 266 mm em São José, 260 mm em Antônio Carlos e 257 mm em Canelinha.

ALERTA DE CHUVAS PARA HOJE NO MARANHÃO: Outro aviso de perigo do Inmet é de chuva intensa, até a manhã desta segunda (15), no Maranhão, Para e Amapá, em especial na costa. O Centro-Oeste e o resto da região Norte receberam aviso de "perigo potencial", também pela possibilidade de chuva.  

FRENTE FRIA CHEGARÁ EM SÃO PAULO: Depois do meio da semana, a frente fria deve chegar em São Paulo. Segundo o Climatempo, as temperaturas no estado devem cair a partir de quinta-feira (18). Não há previsão de muita chuva, mas é possível que aconteçam pancadas isoladas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES