Cidade do MS é a 1ª cidade do Brasil a iniciar vacinação em massa contra dengue

A distribuição pelo SUS ao longo de 2024 contemplará 6,2 milhões de doses, seguindo o cronograma estipulado pela fabricante

Cidade do MS é a 1ª cidade do Brasil a iniciar vacinação em massa contra dengue | Foto: Reprodução EPTV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dourados, localizada a pouco mais de 200 km de Campo Grande, será pioneira no Brasil ao iniciar a vacinação em massa contra a dengue. O processo terá início às 10h desta quarta-feira (3) nos 35 postos de saúde distribuídos pela cidade.

Com uma população de 243.368 mil habitantes, a expectativa é vacinar 150 mil moradores, com idades entre 4 e 59 anos, utilizando a vacina disponibilizada. Para receber a imunização em Dourados, os interessados devem comparecer aos postos de saúde portando documento de identificação e comprovante de residência na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

O município estabeleceu parceria inédita com o laboratório japonês Takeda, responsável pelo desenvolvimento da vacina Qdenga. Essa colaboração permitiu a aquisição das primeiras doses para a realização da vacinação em massa. Anunciada no início de dezembro, a ação ganhou apoio do Ministério da Saúde, que incorporou a vacina Qdenga ao Plano Nacional de Imunizações (PNI). O laboratório também doou seringas e agulhas para a campanha.

A vacina Qdenga, que já está disponível na rede privada há oito meses ao custo de R$ 450, requer duas doses com um intervalo de três meses. O Ministério da Saúde planeja iniciar a vacinação em larga escala no restante do Brasil em fevereiro de 2024, com cerca de 3,1 milhões de pessoas imunizadas inicialmente.

A distribuição pelo SUS ao longo de 2024 contemplará 6,2 milhões de doses, seguindo o cronograma estipulado pela fabricante: 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES