Cidade mais estreita do mundo 'espreme' 400 mil pessoas em um vale na China

Com 30 m em seu ponto mais estreito e avançando sobre a vazante do rio, Yanjin é um desafio arquitetônico e urbanístico

Cidade mais estreita do mundo 'espreme' 400 mil pessoas em um vale na China | Foto: Unsplash / 李大毛 没有猫 / Creative Commons
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Yanjin, considerada "a cidade mais estreita do mundo", está situada às margens de um rio na China, cercada por altas e íngremes montanhas em ambos os lados, além de uma densa vegetação. Neste cenário peculiar, enormes e modernos edifícios se destacam, evocando a atmosfera de um filme distópico.

Localizado na província de Yunnan, o condado de Yanjin está sob a administração da cidade de Zhaotong. Com uma história que remonta a cerca de 200 a.C., quando se tornou o lar do povo Bo, a cidade atualmente abriga quase 400 mil pessoas, todas compactadas ao longo das encostas das montanhas.

Para ganhar mais espaço, as construções se estenderam sobre a vazante do rio, todas erguidas sobre altos pilares como medida preventiva contra inundações durante os períodos de chuvas intensas ao longo das margens do curso d'água.

Devido à peculiar topografia da região, Yanjin apresenta um traçado sinuoso que desafia as convenções urbanísticas, com apenas 30 metros de largura no ponto mais estreito e expandindo-se para até 300 metros nas áreas mais amplas. A cidade até possui um sistema de metrô, que serpenteia através de túneis escavados nas montanhas e se conecta a uma única rua principal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES