Ciência respira Matemática neste fim de semana na PiauíTec 2017

Evento terá programação extensa com vários projetos científicos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Feira de Ciência e Tecnologia do Piauí - PiauíTec 2017 tem início, neste sábado (28), no Parque da Cidadania, a partir das 17h. O evento traz uma programação extensa com vários projetos científicos que serão apresentados ao público por estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional e Tecnológica das Redes Pública e Privada do estado. 

Os alunos desenvolveram projetos com base no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano traz o tema: “A Matemática está em tudo”. Assim, na programação foram inseridas também palestras com especialistas da área e que vão trabalhar a Matemática em suas ministrações. 

No primeiro dia, na solenidade de abertura, a palestra magna “A importância da Matemática na vida de hoje” será levada pelo professor mestre José Nazareno Cardeal Fonteles (UFPI / Grupo CEV). No segundo dia, a palestra será “Matemática: uma ferramenta que nos auxilia no dia a dia”, com o professor doutor Afonso Norberto da Silva (Uespi/ IDB). 

De acordo com o professor José Nazareno, a matemática é presente na natureza, nas formas, na genética, sendo este um dos assuntos que a matemática estuda.

“A forma do DNA que a gente está descobrindo, as formas da natureza que estão sempre se aproximando daquelas formas lineares que a matemática elabora, por meio de padrões ou aproximações de formas; tudo isso nos leva a dizer que são marcas que vêm da matemática. Nós podemos até desconhecer como ela está sendo usada, mas ela está presente em todos os momentos e em todos os lugares, em nossa vivência histórica contemporânea”, explica o especialista graduado em matemática (com mestrado) e medicina pela UFPI. 

Já, o segundo palestrante do evento, dr. Afonso Norberto, destaca que vai mostrar ao público que a matemática é algo bastante presente na rotina de todo cidadão.

“Pretendo, com exemplos simples, mostrar situações concretas onde a matemática aparece em nossas vidas, como nos códigos de barras, na construção civil e no planejamento financeiro de uma família”, ressaltou o mestre em matemática pela Universidade Federal do Ceará e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES