Cirurgia inédita é realizada em município do interior do Piauí

Força Estadual da Saúde realiza cirurgia inédita no interior do Piauí

O município de Esperantina, localizado a 179 km ao Norte de Teresina, recebeu no último fim de semana a equipe da Força Estadual da Saúde (FES).

Desta vez os médicos voltaram ao Hospital Regional Dr Júlio Hartman para realizar 28 cirurgias ortopédicas, atendendo o município e mais 14 cidades da região. Um dos procedimentos cirúrgicos realizados é inédito em unidades de saúde do interior: a artroscopia.

A artroscopia é utilizada para tratar principalmente doenças articulares. Nela são realizados dois pequenos furos na articulação que será tratada, uma para colocar o endoscópio - um aparelho que tem uma micro câmera na ponta para ver-se dentro da articulação, e o outro para colocar os pequenos instrumentos necessários para reparar a articulação.

A primeira etapa da FES no município de Esperantina aconteceu no final de novembro, onde foram realizadas consultas com 180 pacientes. A equipe, formada pelos ortopedistas Clarindo Veras, Agnelo Medeiros e Almir Filho, coordenador de Ortopedia da FES, e, ainda, do enfermeiro Ronaldo José, consolidaram, no sábado (28) e domingo (29), as 28 cirurgias ortopédicas.

"Estamos trazendo o diferencial em algumas cirurgias, cuja burocracia retarda o tempo para realização destas operações. A FES trouxe a Esperantina todo o suporte tecnológico, com equipamentos de alta-tecnologia para nos auxiliar nos procedimentos cirúrgicos, onde, pela primeira vez, a população do município teve a oportunidade de receber cirurgia de artroscopia. São pacientes que já estavam esperando por algum tempo e agora foram beneficiados com a ação", avalia o ortopedista Almir Filho.

Foram realizadas cinco cirurgias de artroscopia de um total de 28 cirurgias ortopédicas.

Fonte: Jornal Meio Norte