Cirurgia inédita no Piauí foi realizada com sucesso no HGV

O procedimento foi realizado pelos cirurgiões Martônio Assunção

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, na manhã dessa quarta-feira (25), um procedimento inédito de cirurgia endovascular de aneurisma de aorta abdominal. A cirurgia que durou três horas e meia foi realizada pelos cirurgiões Martônio Assunção e Nilo Luiz. Essa foi a primeira vez, no Piauí, que esse tipo de procedimento cirúrgico foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O paciente J. P. S., 79 anos, era portador de um aneurisma de aorta abdominal, passa bem e está consciente.  Segundo o cirurgião Martônio de Assunção, foi colocada uma endoprótese na aorta sem abertura de abdômen. O cirurgião explica que esse tipo de procedimento evita a perda sanguínea, reduzindo o tempo de permanência na UTI e, consequentemente, no Hospital.

Ainda de acordo com o cirurgião, a nova técnica aumenta o índice de sucesso na cirurgia. “Antes era realizada a cirurgia convencional, em que se abria o abdômen do paciente, mas que resultava em um alto índice de mortalidade”, disse. “A nova tecnologia é recente e o HGV já está apto a fazer”, ressalta Martônio de Assunção.

Para que a cirurgia fosse realizada sem risco para o paciente, o hospital solicitou a compra de uma endoprótese para a aorta abdominal. Na rede particular, a cirurgia custaria em torno de R$ 65 mil.

Além dos cirurgiões, participaram do procedimento as enfermeiras Claudicéia Noleto e Whalleson Oliveira. O médico anestesista Valberto Eulálio. Além dos tecnólogos Lizandro Freitas, Raimundo Aguiar e Esron Lira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES