Clique aqui e saiba o que você fazer com a nota do Enem de 2016

Mais de 240 mil, que passarão pelo teste em dezembro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para muitos, a tensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já passou. Mais de 8 milhões de pessoas fizeram o exame nos dias 5 e 6 de novembro, e ainda faltam mais de 240 mil, que passarão pelo teste em dezembro. Criado para avaliar a qualidade da educação brasileira no ensino médio, o Enem se tornou a principal porta de entrada para aqueles que querem acrescentar no currículo o ensino superior.

Mas a nota obtida no exame não serve apenas para ingressar em uma faculdade particular por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Confira no quadro tudo que você pode fazer com a sua pontuação e aproveite essa chance de crescer profissionalmente.

Para que serve o enem

- Entrar em uma universidade pública

Para quem sonha em fazer faculdade nas instituições federais, a nota do Enem pode ajudar a conquistar essa vaga. Para concorrer, basta participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições abrem duas vezes por ano, não é necessário pagar taxa e não existe limite de renda ou idade para ser apto. O principal critério é ter prestado o Enem no máximo no ano anterior e não ter zerado na prova de redação.

- Financiar a faculdade com juros baixos e prazo estendido

Em 2015, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passou a exigir dos candidatos a apresentação da nota do Enem de qualquer edição, a partir de 2010, desde que tenham feito, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas e não ter zerado na redação.

- Entrar em uma instituição privada sem fazer vestibular

A nota do Enem também serve para se matricular em várias faculdades particulares no Brasil sem fazer o vestibular. Cada instituição é livre para definir as próprias regras e critérios para selecionar alunos por meio do Enem. Por isso, verifique se o local onde você quer estudar conta com esta vantagem antes de se matricular.

- Complementar a nota do vestibular

Antes de mais nada, consulte o edital do vestibular da universidade onde você pretende cursar para saber se eles aceitam a nota como auxílio extra e como funciona o processo. Não são todas, mas algumas faculdades permitem o recurso de complementar a pontuação do vestibular com a nota do Enem.

- Ingressar em uma universidade na Europa

Até o momento, pelo menos seis universidades de Portugal reservam parte de suas vagas para brasileiros, que são selecionados a partir da nota do Enem. Mas, fique ligado: é preciso pagar uma taxa de inscrição e, caso seja aprovado, arcar com todos os custos de passagem, hospedagem e mensalidades.

- Obter o certificado do ensino médio

Para aqueles que não cursaram a escola no tempo regular e sabem o quanto é importante concluir o ensino médio para conseguir um bom emprego, o Ministério da Educação (MEC) permite usar a prova do Enem para comprovar o domínio das matérias e, assim, conseguir o diploma de conclusão.

Vai fazer o exame em dezembro? Saiba mais

Mais de 240 mil candidatos tiveram suas provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro por conta das ocupações em diversas escolas brasileiras que seriam sede para o exame.

Os estudantes afetados pelo adiamento parcial estão sendo informados pelo governo federal via SMS – as mensagens são enviadas para o telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para checar o status do seu local de prova, é possível também acessar o cartão de confirmação, no site enem.inep.gov.br/participante.

O Mec divulgou no dia 4 de novembro a lista atualizada dos locais afetados pelo adiamento do exame. A nova listagem tem a inclusão de 53 escolas, enquanto outras dez que constavam na primeira foram retiradas.

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (inep.gov.br), você pode fazer o download da lista completa de instituições em que as provas ficaram para dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES