Codevasf estrutura famílias do semiárido cearense para a produção de mel

O apicultor José Marques, presidente da Associação Comunitária Lagoa das Pedras, já produz mel há cerca de 10 anos e conta que está satisfeito com a ação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Famílias do município cearense de Crateús, a 354 quilômetros da capital Fortaleza, foram beneficiadas, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com kits contendo colmeias, indumentárias e apetrechos voltados ao fortalecimento da apicultura na região. A ação integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).

Ao todo, foram 37 famílias atendidas, sendo que cada uma recebeu 10 colmeias e 10 quilos de cera, em média, além de macacão, botas, luvas, um formão, um fumigador, um garfo desoperculador, um alimentador e uma máscara, representando um investimento de R$ 71 mil.

O apicultor José Marques, presidente da Associação Comunitária Lagoa das Pedras, já produz mel há cerca de 10 anos e conta que está satisfeito com a ação. “Esses kits incentivam quem vai iniciar na atividade e vão incrementar o trabalho de quem já está atuando. As nossas expectativas estão melhorando, o pessoal está animado”, relata.

Para o presidente da Federação Cearense de Apicultura (Fecap), José Xavier, a região de Crateús, mesmo com a escassez de chuvas, tem grande potencial para a atividade apícola. “Eu já acompanho a apicultura no Nordeste há mais de 30 anos e considero essa ação da Codevasf de fundamental importância para o semiárido. Participei da entrega dos kits em Crateús e avalio isso pelo grau de satisfação dos beneficiários. No Ceará, essa é uma atividade que tem dado mais rentabilidade para os produtores”, ressalta.

Nos próximos meses, outros municípios cearenses serão beneficiados com a entrega de kits apícolas pela Codevasf. São eles: Novo Oriente, Tamboril, Independência, Ararendá, Poranga, Nova Russas, Ipaporanga, Ipueiras e Carnaubal. A meta é fornecer 1.660 colmeias e equipamentos, atendendo, de forma coletiva, a dez associações de apicultores. “Essa ação consolida a atuação da Codevasf nos municípios cearenses dentro das metas do Plano Brasil Sem Miséria”, enfatiza o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra.

O Plano Brasil Sem Miséria – eixo inclusão produtiva vem atendendo, com ações de fortalecimento da apicultura, um total de 47 municípios da área de atuação da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, sendo 37 no Piauí e 10 no Ceará. Ao todo, serão beneficiadas 81 comunidades, com um total de 583 famílias. O investimento nessa ação é da ordem de R$ 2,5 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES