Coleta seletiva cresce 80% este ano em Teresina e supera 2017

Crescimento é resultado de várias ações de conscientização.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O teresinense tem mudado de hábitos e se preocupado mais com o meio ambiente e com a destinação correta dos resíduos que produz. Uma prova disso é o crescimento da coleta seletiva que superou a arrecadação de 2017, que era de 363,25 toneladas, de janeiro a outubro. Em 2018, neste mesmo período, já foram coletados 654,16t de materiais reaproveitáveis por mês.  Sendo o papel o material de maior volume, correspondendo a 49% dos recicláveis recolhidos.

Para Michelly Noleto, supervisora de Limpeza Pública da secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o crescimento da coleta seletiva é resultado de uma série de fatores e ações voltadas para a conscientização da população.

“Podemos pontuar o fácil acesso aos 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos pela capital e o trabalho diário de educação ambiental, orientando a população da importância da separação do lixo orgânico dos recicláveis, bem como a adesão de condomínios particulares à coleta. Dessa forma, a população primeiramente separa o vidro, papel, metal e plástico em casa e entrega de forma voluntária nos PEVs”, afirma a supervisora.

Ainda segundo Michelly Noleto, o papel é um dos materiais de maior volume da coleta seletiva, mas que também necessita de uma atenção especial na hora da disposição. “Sempre frisamos para a população que determinados papeis são servem para reaproveitamento, como é o caso de guardanapos usados, caixas de pizza e embalagens de alimentos.

Por mais que sejam de papel, esse material já está contaminado e não pode ser reaproveitado. É o mesmo caso para copos, pratos e talheres descartáveis ou recipientes de plásticos com alimentos. Esses itens contaminados com materiais orgânicos devem ser recolhidos na coleta domiciliar, aquela em que o caminhão passa na porta das residências”, completou.

A Coleta Seletiva

 A população pode colaborar separando o papel, plástico, metal e vidro para levá-los em um dos 15 Postos de Entrega Voluntária (PEV) disponíveis em todas as zonas de Teresina. Condomínios podem aderir à coleta seletiva e solicitar o recolhimento gratuito dos materiais entrando em contato com a coordenação de limpeza da Semduh por meio do (86) 3221-7050.

O material coletado é doado para cooperativas de catadores de lixo que garantem sua renda vendendo esse material para empresas que realizam o processo de reciclagem. 

Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em Teresina:

 

 – Cabral – Praça Edgar Nogueira, (em frente ao TRE)

 

– Vermelha – Av. Barão de Gurguéia, Praça Nossa Sra. de Lourdes

 

– Bairro de Fátima Ponte Estaiada – Av. Raul Lopes, estacionamento da Estaiada

 

– Morada do Sol – Av. Dom Severino com Rua Jaime da Silveira

 

– Ilhotas – Av. Mal. Castelo Branco, Próximo ao Blue Tree Hotel

 

– Mocambinho – Praça da Telemar

 

– Bairro de Fátima – Praça Nossa Sra.de Fátima

 

– Carvalho Mercadão – Av. Deputado Paulo Ferraz

 

– Carvalho Supermercado – Av. Barão de Gurgueia

 

– Parque Ambiental Lagoas do Norte

 

– Bela Vista I – Praça da Igreja Nossa Senhora de Nazaré

 

– Saci – Praça da Igreja Católica do Saci

– São Cristovão – Praça das Violetas

 

– Poti Velho – Parque Encontro dos Rios

 

– Praça da Avenida das Nações Unidas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES