Colônias de Férias são alternativas de lazer e interação na capital

O mês de janeiro é marcado pelas férias escolares

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de janeiro é marcado pelas férias escolares e, durante este período, os Centros de Convivência da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) realizam a tradicional colônia de férias, voltada para crianças, adolescentes, adultos e idosos, que, em geral, já são atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Este ano as atividades iniciaram no último dia 11 e seguem até o dia 29 de janeiro.

15 Centros de Convivência estão realizando colônia de férias, sendo 10 unidades da rede de execução direta e cinco da rede de execução conveniada, em dias e horários específicos. Uma programação diversificada, contemplando atividades esportivas, culturais, recreativas e socioeducativas, está sendo disponibilizada à população. A meta é que este ano 1.605 pessoas participem da colônia de férias, que possui todas as atividades supervisionadas por educadores e equipe técnica da SEMTCAS.

"A colônia de férias já faz parte do calendário da SEMTCAS. Em geral, realizamos duas por ano, sendo uma em janeiro e outra nas férias de julho. Trata-se de um espaço lúdico, com uma programação muito vasta. É um momento em que as famílias que já são atendidas por nossas equipes têm mais essa possibilidade ao entretenimento. São diversas atividades, envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, sempre com foco no respeito e na interação", disse Valdeníria Silva, coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Os SCFV têm como objetivo principal prevenir as situações de risco pessoal e social de crianças e adolescentes, jovens e idosos, e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã por meio do trabalho em grupos ou coletivos, além de organizar as trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos e a convivência comunitária.

A coordenadora ressalta, ainda, que, apesar de não ser restrita, a colônia de férias tem um foco preferencial para as crianças que estão nos territórios e locais onde se encontram os Centros de Convivência, aquelas que não têm oportunidade de lazer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES