Com apenas 18 anos, teresinense conquista o 1º lugar em Medicina na UFPI

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 1º semestre de 2023 foram divulgados nesta terça-feira (28), no site https://sisualuno.mec.gov.br/.

Teresinense | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com apenas 18 anos de idade, o estudante João Eduardo Amorim Bastos Moura conquistou o primeiro lugar na modalidade ampla concorrência para o curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina. A média das cinco notas do estudante, uma de cada área do conhecimento e redação, foi de 822.26 pontos. O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) saiu nesta terça-feira (28).

Estudante João Eduardo Amorim conquistou o 1º lugar em Medicina - Foto: Raissa Morais

A preparação de João Eduardo para o Exame Nacional do Ensino Médio começou ainda no 9º ano do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, além das aulas que iniciavam no período matinal, ele ficava até 22h nas salas de estudo do Instituto Dom Barreto.

Quando não obteve êxito na aprovação em medicina no último ano do Ensino Médio, resolveu fazer cursinho na mesma instituição, o que contribuiu para o desempenho do aluno. Em entrevista para o Jornal Meio Norte, o jovem não conseguia segurar a emoção. O resultado, conforme João Eduardo, não era esperado e mesmo com muita dedicação aos estudos, ele ficou assustado com sua média no Enem.

“De fevereiro até maio de 2022, eu não tinha uma rotina muito intensa e só fui reforçar a preparação a partir de meados de junho, quando passei a focar em medicina. Ficava na escola entre 6h40 e 22h e fazia, em média, mais de cem questões por dia, além de simulados em todos os finais de semana”, contou.

Estudante João Eduardo Amorim conquistou o 1º lugar em Medicina - Foto: Raissa MoraisQuanto à escolha do curso, essa meta já era almejada antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. "Eu sempre tive a medicina como uma das minhas possibilidades, mesmo na escola. Ao longo do Ensino Médio, eu fui refletindo mais sobre o curso que eu queria e esse curso virou realmente uma possibilidade, queria muito passar. Eu só queria entrar, não esperava que seria no primeiro lugar. Ainda não caiu a ficha, a sensação é indescritível e eu estou muito feliz.

Ele considera a aprovação em medicina uma conquista coletiva entre a família. “Minha mãe, dona de casa, e meu pai, funcionário público, se esforçaram demais para garantir meus estudos. Eu só tenho a agradecer”, contou.

Em segundo lugar, ficou a jovem Ana Carolina Angelim Damasceno, de 20 anos, que tirou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dois alunos são egressos do Instituto Dom Barreto, escola da rede privada da capital. A média das cinco notas da estudante foi de 818.41 pontos.

Ana Carolina tirou 1.000 na redação e ficou em segundo lugar - Foto: ReproduçãoOs resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 1º semestre de 2023 foram divulgados nesta terça-feira (28), no site https://sisualuno.mec.gov.br/.

Instituto Dom Barreto realiza festa para aprovados - Foto: Ananda Soares



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES