Com estrutura e um modelo educacional, Timon é referência no Brasil

Luciano Leitoa comemora resultados


Image title

A educação de Timon tem se tornado referência para as demais escolas dos outros municípios do Maranhão e até para os demais Estados do Brasil. Com estrutura adequada e um modelo educacional diferenciado, as escolas da cidade se destacam, oferecendo aos alunos a possibilidade de aprender e ter acesso a várias conquistas.

Em visita às escolas de Timon, o ex-ministro da Educação e atual senador da República Cristovam Buarque, parabenizou o trabalho feito na educação do município.

“Vi salas climatizadas, merenda escolar, observei aqui um cuidado com as crianças e me veio a sensação de que é possível fazer isso. Lamentavelmente das 5.564 cidades do Brasil, poucas fazem o que acabei de ver em Timon”.

De acordo com o prefeito Luciano Leitoa, tornar referência o novo método de gestão, no que diz respeito aos investimentos realizados na educação de Timon, é uma das missões da Prefeitura.

E foi o resultado desse empenho que o senador ouviu da população ao visitar a cidade. “Fazemos da Educação um instrumento de mudança na vida das pessoas, temos uma preocupação com nossos quase 33 mil estudantes. O que foi visto nesta visita foi a nossa preocupação com os alunos e professores”.

A primeira escola visitada por Cristovam foi Hilda Parentes. Durante sua permanência na creche, o senador visitou duas salas do maternal e ficou sabendo, através das professoras, que as crianças passam o dia na Escola e chegam a fazer quatro refeições dentro da instituição.

Na Escola Municipal Nazaré Rodrigues, segunda unidade visitada, o prefeito Luciano Leitoa e a secretária de Educação, Dinair Veloso, mostraram a Cristovam um exemplo das melhorias que foram realizadas na educação de Timon. 

Em uma sala climatizada, o senador conversou com professores, que explicaram ao parlamentar os avanços no ensino. Citaram o exemplo de um aluno de 76 anos, Sr. Vicente, que está no primeiro ano do ensino médio.

Além das visitas às escolas, o senador participou da quarta capacitação do projeto Gestão Mais – mediada pela Prefeitura de Timon em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo (Semdest) e de Educação, e instituições de ensino superior do município.

Ela foi ofertada a professores da rede municipal no Centro Professor Wall Ferraz. A convite de Leitoa, o Senador Cristovam Buarque também visitou as instalações da Fundação Cidadania, onde são ofertadas diversas atividades culturais e esportistas de forma gratuita à população.

Numa bonita apresentação, um coral formado por adultos, jovens e crianças, assistidos pela Fundação, cantaram o hino de Timon. Em seguida, foram as crianças que falaram através do teatro a esperança do nordestino quando a chuva cai no sertão.

Fonte: Aline Damasceno