Com período chuvoso, casos suspeitos de dengue e viroses lotam hospitais em Teresina

Casos de dengue, viroses e problemas respiratórios são bastante frequentes nesta época do ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O período chuvoso do início do ano em Teresina representa, para a população, não só um clima mais ameno, como também, para muitos que possuem problemas respiratórios ou adquirem a temível dengue, idas frequentes a postos de saúde e a farmácias.


Na manhã de ontem (30), longas filas de pessoas, de todas as idades, formaram-se no Pronto Socorro do bairro Dirceu Arcoverde. Eram crianças, adultos e idosos, adoentados; o aparelho de aerossol chega a ser utilizado mais de 100 vezes ao dia.

Como é o caso do pequeno Daniel Araújo, de apenas 1 ano e 3 meses de idade, filho da dona de casa Glória de Araújo. A criança, que já está há três dias com febre, foi levada para a urgência pela mãe, pela manhã.

De acordo com Leon Brito, enfermeiro da Urgência, a demanda de pacientes aumenta devido à mudança climática que favorece a proliferação de vírus, que ficam presentes no ar.

“Todo ano, no período chuvoso, a demanda de pacientes aumenta bastante. Por conta do clima, que mudou totalmente. Os teresinenses passam o ano com um clima e umidade do ar diferente, quando chega esse período, muda tudo.

E isso favorece que os vírus fiquem presentes no ar. Esse aumento representa 50% dos casos de virose e 60% dos casos de dengue. Tanto é que o corredor está lotado de pessoas com sintomas desses dois problemas de saúde”, esclarece Leon Brito.

O enfermeiro da Urgência alerta para os prejuízos do paciente se automedicar e indica que o melhor caminho é buscar um posto de saúde mais próximo da residência.

“Por terem sintomas bastante similares: a gripe, a virose e a dengue são facilmente confundidas pelas pessoas, que acabam se automedicando. Fato que acaba agravando o quadro clínico do paciente.

O importante é que, caso sinta tais sintomas, vá a um posto de saúde mais próximo da residência, pois lá é que se faz toda uma triagem para investigar e identificar a problemática”, informa Leon Brito.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES