Com problemas respiratórios, morre aos 77 anos, o jornalista e escritor Ivan Lessa

Ele tinha enfisema pulmonar e problemas respiratórios graves

O jornalista, cronista e escritor Ivan Lessa na redação da BBC Brasil | BBC Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornalista, cronista e escritor Ivan Lessa, de 77 anos, morreu nesta sexta-feira (8) em casa em Londres. Segundo sua viúva, Elizabeth, ele sofria de enfisema pulmonar e tinha problemas respiratórios graves. Mas o motivo da morte ainda não é conhecido.

Lessa morava em Londres desde 1978 e era colunista da BBC Brasil.

Elizabeth disse que, ao chegar à noite em casa, encontrou Ivan Lessa morto em seu escritório. Ela estima que ele tenha morrido entre as 16h e as 18h30, pelo horário local.

Elizabeth relatou que Lessa tinha dificuldades para sair de casa e que havia montado uma estrutura para não precisar ser hospitalizado, o que ele não queria.

Elizabeth, que estava com Ivan havia 39 anos, conta que ele se queixava muito de falta de ar e dizia que não queria mais viver.

Mas, mesmo assim, continuava trabalhando, enviando três crônicas semanais para a BBC Brasil.

Um dia antes da morte, escreveu sua última coluna, publicada na manhã desta sexta-feira (clique para ler essa e outras crônicas de Lessa para a BBC Brasil).

"Pasquim"

Ivan Pinheiro Themudo Lessa nasceu em 9 de maio de 1935 em São Paulo, mas foi criado no Rio de Janeiro.

Ele era filho do também escritor Orígenes Lessa e da escritora e cronista Elsie Lessa.

Ivan Lessa trabalhou e colaborou com vários órgãos de imprensa, como a TV Globo, as revistas "Senhor", "Veja" e "Playboy" e os jornais "Folha de S. Paulo", "Estado de S.Paulo", "Jornal do Brasil" e "Gazeta Mercantil". Também trabalhou como publicitário.

Foi fundador, em 1969, e um dos principais colaboradores do jornal critico e satírico "O Pasquim", durante os anos de resistência à ditadura militar brasileira.

No "Pasquim", ele escreveu, entre outras, a coluna "Gip! Gip! Nheco! Nheco!", "Fotonovelas" e os "Diários de Londres". Ele também criou, em parceria com o cartunista Jaguar, o ratinho Sig, símbolo da publicação.

Lessa publicou os livros "Garotos da Fuzarca" (contos, de 1986), "Ivan vê o mundo" (crônicas, de 1999) e "O luar e a rainha" (2005). Também trabalhou como tradutor.

O escritor, que conheceu o Reino Unido em 1968, morava desde janeiro de 1978 em Londres, e pouco voltou para o Brasil desde então.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES