Com superlotação, Teresina ganhará 3 novos cemitérios

A criação de novos cemitérios se faz necessária diante do número pequeno de vagas nos atuais cemitérios

A capital irá ganhar três novos cemitérios públicos que serão construídos pela Prefeitura de Teresina. Um dos cemitérios será construído próximo ao Polo Empresarial Sul, na região Sul de Teresina, outro na região da Camboa, próximo ao Residencial Jacinta Andrade, na zona Norte, e outro na Vila do Avião, zona Leste da capital. O prefeito Firmino Filho determinou ainda que fosse feito levantamento de áreas onde poderão ser construídos novos cemitérios na zona Sudeste.

A criação de novos cemitérios se faz necessária diante do número pequeno de vagas nos atuais cemitérios. Na zona Norte, por exemplo, o novo cemitério deverá conter 10 hectares. Segundo a SDU Centro Norte, já foi feita a licitação da 1ª etapa, que compreende a construção de muros, guarita e a terraplanagem. Na segunda etapa, deverão ser construídos o crematório, a capela, e os demais equipamentos que irão compor o local.

Na zona Sul, a Prefeitura possui uma área de aproximadamente 60 hectares próximo ao Polo Empresarial Sul, onde aproximadamente 7 hectares serão destinados para a construção de um novo cemitério. A previsão é de que o cemitério oferte 15 mil vagas e que esteja e funcionamento até o final do ano. Na zona Leste, já existe um projeto de construção de um cemitério na Vila do Avião.

Em Teresina há 14 cemitérios espalhados nas quatro zonas da cidade, sendo cinco na zona Norte, três na zona Sul, três na zona Leste e outros três na zona Sudeste. A Prefeitura está também regularizando a situação de alguns cemitérios clandestinos e que recebem manutenção da administração municipal, sobretudo na zona rural.

Fonte: Jornal Meio Norte