SEÇÕES

Comboio do Exército substituirá pipeiros na cidade de Jaicós

Comboio do Exército com 06 carros-pipas chega em Jaicós.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Jaicós passará a contar com um comboio formado por 06 carros-pipas e 20 homens do 25º Batalhão de Caçadores (25º BC), unidade do Exército Brasileiro com sede em Teresina, coordenada pelo capitão Berti.

O objetivo é substituir os seis pipeiros da 'Operação Carro-Pipa' no município, que se recusaram a dar continuidade ao abastecimento de água, logo após o Exército reduzir a quilometragem e a quantidade das carradas de água forencidas. 

O anúncio da paralisação dos pipeiros aconteceu na última terça-feira (9), durante reunião dos mesmos com membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Logo após a chegada do comboio do 25º BC, o capitão Berti se reuniu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, que preside a COMDEC, Luvercy Carvalho, vice-prefeito Branco Rodrigues, que representa a EMATER na COMDEC, vereadora Oziana e cerca de 35 apontadores, que são responsáveis pelo controle da distribuição da água da Operação Carro-Pipa no município.

O capitão Berti, durante a reunião, comentou sobre o impasse com os pipeiros cadastrados pelos Exército para fornecer água à população da zona rural de Jaicós, dentro da Operaçao Carro-Pipa.

“Diante deste transtorno, e para que a população não fique sem água, o Exército numa atitude de minimizar esta situação, enviou estes meios (caminhões pipas e homens). Uma emergência dentro de uma emergência, já que o programa por si só, já é emergencial”, afirmou. 

O oficial também falou do tempo de permanência do comboio no município “Desde já essa equipe vai cumprir a planilha. Os prestadores de serviço (pipeiros) tinham um cronograma durante o mês e nós vamos dar continuidade, apesar do atraso. Só vamos embora quando terminar. Acredito que em menos de vinte dias concluiremos”, acrescentou. 

Segundo o capitão, a água que vai abastecer à população será fornecida pelo 3º Batalhão de Engenharia e Construção em Picos (3º BEC). “Vamos atrasar os trabalhos devido à distância, são 50 km, mas foi o único manancial encontrado, sem ônus (gasto) para o Exército, já que o município, nem o estado, não tem como arcar com a despesa da água nesta operação”, informou. 

“O próximo passo é notificar os prestadores de serviço que assinaram um contrato. Isso é um procedimento administrativo, até a busca de novos prestadores de serviço para suprir aqueles que se negaram a trabalhar. Isso, é claro, deverá demorar um tempo”,  explicou. 

O vice-prefeito de Jaicós,Branco Rodrigues, criticou duramente o Exército em relação ao abastecimento de água no município “Estamos há 13 dias de atraso em relação ao abastecimento de água em Jaicós, dentro da Operação Carro-Pipa. Pela estrutura que chegou hoje, aqui, vai atrasar mais. Se os recursos enviados pelo governo federal, através do Ministério da Defesa continuam os mesmos, cerca de 157 milhões para o programa no Piauí, a redução foi feita pelo Exército. O Exército foi quem decidiu que Jaicós necessita de menos água, embora nós saibamos que necessita de mais. A água que vinha sendo distribuída era insuficiente, imagine agora”, alegou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos