Combustível: Motoristas com carro a gás tem prejuízo

A Agência Nacional de Petróleo ainda não deu a permissão para que um novo posto forneça o combustível.

Os motoristas que adaptaram seus carros para usarem gás-combustível em Teresina estão arrependidos, pois o único local onde onde era possível abastecer está desativado desde agosto do ano passado.

O taxista Otávio Costa comprou um carro já adaptado para abastecimento a gás. No entanto, o botijão ficou abandonado no pátio da cooperativa. Segundo ele, mais cinco motoristas com os quais trabalha passaram pela mesma situação. ?Paguei mais caro pelo veículo cerca de mil reais, porém ficou sem serventia. O botijão estava só ocupando espaço no porta-malas e eu tive que usar mesmo a gasolina?, conta o taxista.

De acordo com Otávio, mesmo quando havia um posto para abastecer com gás-combustível, era necessário enfrentar grandes filas. ?A gente chegava sete horas da manhã e saía meio dia, perdia muito tempo e nem valia a pena porque o preço não era tão diferente?, disse Costa.

O funcionário do posto, Marcos Antonio, afirma que muitas pessoas ainda procuram o serviço. Outros ligam perguntando se já está ativado, mas não existe previsão para isso acontecer. ?Aqui tinha um técnico para cuidar da manutenção do equipamento, mas ele foi demitido. Depois vieram pegar os cilindros onde ficava armazenado o combustível e nunca mais trouxeram?, conta Antonio.

As responsáveis pela operacionalização e distribuição do combustível no Estado eram a BR Distribuidora e a Petrobrás. De acordo com Gustavo Xavier, presidente empresa concessionária que faz o acompanhamento do serviço de abastecimento de gás no Piauí - a Gaspisa - os equipamentos foram recolhidos pelas distribuidoras e não retornaram mais. ?Nossa função é cobrar para que isso seja resolvido?, disse Xavier.

Por enquanto, a Agência Nacional de Petróleo ainda não deu a permissão para que um novo posto forneça o combustível e os botijões dos carros ainda terão que continuar guardados sem serventia alguma.

Fonte: Nayara Felizardo