Comitê da Dengue promove parceria com mais de 150 escolas em THE

Durante o mês de julho, 163 escolas estaduais foram mobilizadas.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza constantemente diversas ações voltadas ao combate do mosquito causador da Dengue e Chikungunya, através do Comitê de Mobilização Comunitária Contra a Dengue. Amanhã, 21 de agosto, uma reunião entre os membros do comitê acontecerá a partir das 9h no auditório da FMS para que os resultados pactuados no último encontro sejam expostos e novas metas sejam traçadas para conter o avanço da doença.  

 Durante o mês de julho, 163 escolas estaduais foram mobilizadas e seus gestores capacitados para atuarem junto à comunidade nas ações preventivas à Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. Foram disponibilizados 345 cartazes, 27 mil folderes e 204 CD’s com vídeo-aula e jingles relacionados ao tema Dengue.

“Nós capacitamos gestores e técnicos para que eles possam estar sensibilizados e comprometidos a desenvolver ações de forma transversal dentro das escolas, junto a toda comunidade escolar com o objetivo de facilitar, fomentar e integrar ações de forma contextualizada, através da interdisciplinaridade”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação da FMS e membro do Comitê de Mobilização Comunitária Contra a Dengue, Júlia Rocha Santos.

O Comitê de Combate á Dengue tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a população para o risco da doença no município de    Teresina. “Achamos imprescindível que a população ajude no combate ao mosquito”, lembrou Júlia Rocha Santos.

A elaboração de programas permanentes e a promoção da integração das ações de controle da Dengue na atenção básica é uma das finalidades do Comitê de Combate á Dengue, com a mobilização do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família. Além disso, ele deve utilizar-se de instrumentos legais que facilitem o trabalho do poder público na eliminação de criadouros em imóveis comerciais, casas abandonadas e terrenos baldios e programar ações educativas contra a doença na rede de educação básica, técnica e superior, entre outras ações.

Compõem o Comitê de Mobilização Comunitária representantes do Conselho Municipal de Saúde, Atenção Básica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Fundação Hospitalar de Teresina, Diretorias das regionais de Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Superintendências de Desenvolvimento Urbano, Superintendência de Desenvolvimento Rural, Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal da Juventude e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria