Comitiva do Governo do Estado vistoria e monitora áreas alagadas em Uruçuí

a oportunidade foi realizada uma reunião com o prefeito do município, Wagner Coelho,

Avalie a matéria:
Equipe faz vistoria em Uruçuí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma comitiva do Governo do Estado do Piauí esteve, nesta terça-feira (28), no município de Uruçuí, região Sul do estado, para avaliar e monitorar as áreas alagadas provocadas pelas fortes chuvas que caíram na região. Foi feita também uma vistoria na PI-247, rodovia que liga a cidade a Ribeiro Gonçalves e teve um trecho rompido.

Na oportunidade foi realizada uma reunião com o prefeito do município, Wagner Coelho, para alinhar os trabalhos e propostas para solucionar a situação. Em relação a PI-247, ficou acertada a realização de uma operação emergencial. 

De acordo com o Consultor de Engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Severo Eulálio, o trabalho vai consistir num desvio na pista e uma obra de contenção com drenagem na própria estrutura para que a água possa fluir e depois será colocado por cima um revestimento primário. Será uma obra provisória para que o trânsito possa fluir durante esse período chuvoso e acabar com o isolamento das cidades.

Equipe do Governo faz vistoria em Uruçuí 

Ideia é que os trabalhos iniciem imediatamente

“Essa será uma obra provisória para uma situação emergencial. A ideia é que os trabalhos iniciem imediatamente, nossas equipes já estão aqui avaliando a situação. Quando as chuvas passarem, faremos a obra de forma definitiva, até lá, ficaremos monitorando o local”, explicou Severo Eulálio.

Enchentes em Uruçuí 

Para resolver a situação das casas alagadas, ficou definido um trabalho liderado pela Prefeitura de Uruçuí onde as famílias estão sendo retiradas e instaladas em locais seguros. “Essa situação acomete principalmente com a população que mora nas margens do rio. Estamos trabalhando e auxiliando a Prefeitura que está fazendo o remanejamento das famílias e dando toda a assistência necessária”, destacou o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto.

Segundo o Secretário da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), José Santana, a visita ao município foi uma recomendação do próprio governador Wellington Dias. “Viemos ver de perto a situação e estamos fazendo um levantamento de todas as medidas tomadas para apresentar ao governador. A ordem é que seja feito o possível para resolver os problemas que atingem a região”, concluiu.

Equipe vistoria município atingido pelas chuvas 

A comitiva que visitou Uruçuí foi formada pelo secretário de Defesa Civil, José Augusto; Secretário da Sasc, José Santana; Assistente da Sasc, Janaína Mapurunga; Consultor de engenharia do DER, Severo Eulálio; e Coronel Veloso, do Corpo de Bombeiros.

Decreto emergencial

Nessa segunda (27), o Governo do Estado decretou situação de emergência nos 12 municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, na região dos Cerrados, ameaçados pelas cheias dos rios Parnaíba e Uruçuí Preto.

O decreto nº 20.430 contempla as cidades de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínea, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Uruçuí.

Enchentes em Uruçuí

O documento, assinado pelo governador Wellington Dias, considera as chuvas intensas e concentradas no Cerrado Piauiense que provocam elevações de rios, riachos, lagoas e córregos, sobretudo com o transbordamento do Rio Parnaíba; a interdição de rodovias por conta da força das águas, como a PI-247, no trecho entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves; e a existência de famílias desabrigadas ou comunidades isoladas.

Com validade de 90 dias, o decreto autoriza ainda a mobilização de todos os órgãos estaduais articulados sob a coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, medidas que já estão sendo executadas.

Enchentes deiixaram cidades isoladas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES