Comunidades terapêuticas buscam integração entre Piauí e Maranhão

Fazenda da Paz, Filadélfia, Cordeiro de Deus e Nos Braços do Pai

O tratamento de dependentes químicos de Timon (MA) deve passar por um avanço. Isso porque, no próximo dia 28, representantes de 15 entidades terapêuticas da cidade realizam o 1º Workshop do Estado do Maranhão. O evento é organizado pela Federação Norte e Nordeste das comunidades que desenvolvem ações voltadas à terapia do vício de entorpecentes.

De acordo com Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz, o Maranhão possui comunidades que prestam excelentes serviços na terapia do vício de drogas. "O que está faltando é somente uma integração para que todas possam trabalhar em conjunto. O Workshop é importante porque vai discutir justamente essa união", ressalta Barbosa.

O objetivo do encontro será promover um debate acerca de políticas públicas que contribuam para a melhoria dos trabalhos prestados pelas comunidades terapêuticas. Entre as entidades que participarão do Workshop estão:

Fazenda da Paz, Filadélfia, Cordeiro de Deus e Nos Braços do Pai.

Célio conta que no evento será possível a realização de uma troca de experiências entre todos os integrantes da entidades envolvidas. "Vamos discutir o que temos em comum de conhecimento e a maneira como estamos trabalhando. Outro ponto que será levado em consideração é o marco regulatório das comunidades, aprovado em março de 2015", adianta. No evento serão exibidos vídeos sobre a trajetória de cada casa terapêutica.

O Workshop conta com o apoio do prefeito de Timon, Luciano Leitoa. Participarão do encontro representantes do governo do Estado do Maranhão e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. O evento acontece na Fundação Cidadania e de 8 às 14 horas.

Fonte: Pollyana Carvalho Izabella Pimentel