Conferência Municipal discute produção agrícola em Teresina

É preciso reverter a baixa produção na zona rural da capital

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ocorreu na manhã de quinta-feira (28), no auditório do Sebrae-PI), em Teresina, a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como objetivo a elaboração de um Plano de Segurança Alimentar em Teresina, incentivando, dessa forma, a produção da agricultura familiar na zona rural.

O evento, organizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Teresina (Consea) e pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas) teve como tema: “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos a Soberania Alimentar”.

De acordo com Teonas Gomes, conselheira do Consea, o tema da discussão põe em questão a qualidade dos produtos alimentícios que a população teresinense tem consumido.

“O que a gente espera dessa conferência é que possamos refletir e melhorar a qualidade dos nossos alimentos. E que possamos comer aquele alimento que chamamos de ‘comida de verdade’. Qual seria essa? É aquela que remete a comida caseira, com aquele sabor e cheiro específicos”, explica.

Teonas Gomes acrescenta ainda que é preciso reverter a baixa produção na zona rural da capital. “A criação do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional e a aplicação deste em políticas públicas, se faz necessário para revertemos o quadro de que a maior parte do que consumimos vem de fora, mesmo Teresina possuindo 70% de área rural”, pontua.

Para Mauricéia Carneiro, secretária municipal de Assistência Social (Semtcas), a intenção do evento é discutir sobre a importância de incentivar a produção agrícola e melhorar a qualidade da alimentação dos teresinenses. “Estamos articulando com as secretarias e instituições do município, junto com as cooperativas de produtores rurais.

O que pretendemos é garantir uma produtividade interna, fazendo com que a nossa cidade tenha um desenvolvimento sustentável e, ainda, sensibilizar a própria população para os benefícios de uma alimentação saudável”, disse.

Rosana Martins que é coordenadora do curso de Tecnologia e Alimentos do IFPI, destaca a importância da participação dos estudantes no evento.

“É necessário para os estudantes, pois o tema trata da segurança alimentar. E o curso tecnológico em alimentos também trabalha e atua com a segurança alimentar. Vai, sem dúvida, ampliar o olhar destes estudantes, contribuindo na aprendizagem”, garante.

A Conferência contou com a participação de autoridades e sociedade civil, como: Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Agricultura, associação de agricultores, professores e estudantes de universidades públicas e privadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES