Confira 8 sinais de que nosso planeta precisa de socorro urgente

Confira 8 sinais de que nosso planeta precisa de socorro urgente

Nossa última chance de estabelecer metas concretas para evitar o caos no clima da Terra

A  partir desta segunda-feira, 200 países se reúnem em Lima (Peru) para costurar um acordo que deve ser concluído antes da conferência da ONU sobre o clima, em Paris, no final do ano que vem. Especialistas concordam: é nossa última chance de estabelecer metas concretas para evitar o caos no clima da Terra.

Ainda há motivos de esperança na luta contra as mudanças climáticas. Para virar o jogo, teremos de mudar hábitos arraigados em nosso dia-a-dia. Mas a demora na assinatura do um compromisso obrigatório para cada país reduzir suas emissões de CO2 vai nos empurrando, passo a passo, para os piores cenários desenhados pelos cientistas, como provam estes acontecimentos recentes:

1) Outubro de 2014: 356º mês CONSECUTIVO de calor acima da média

Dados de quatro sistemas de medição independentes, Hardley Center (Grã-Bretanha), NASA (EUA), NOOA (EUA) e JMA (Japão) comprovam a marcha inexorável do aquecimento: 2013 foi o 37º ano consecutivo com temperatura global acima da média do século 20.

2) A estiagem de 2014 já causou perdas agrícolas de US$ 4,3 bi no Brasil

Os cientistas não têm dúvida: o desmatamento na Amazônia e a maior seca da história em São Paulo e outras regiões do Sudeste do país estão diretamente ligados.

3) Extinguimos metade das espécies do planeta nos últimos 40 anos

O dado foi revelado pelo Living Planet Report 2014 publicado pela WWF. Cientistas concordam que a atual extinção em massa é causada pelo homem, e só é superada pela catástrofe que extinguiu os dinossauros há cerca de 75 milhões de anos.

4) Mais de 30 enfermidades graves surgiram na Terra desde 1976

Muitas das doenças graves recentemente identificadas têm seu surgimento associado a mudanças climáticas em suas regiões de origem: Ebola , SARS, Escherichia coli Enterohemorrágica O157:H7, Doença de Lyme, Doença dos Legionários, Arenavírus, Síndrome Pulmonar pelo Hantavírus, Tuberculose Multidroga Resistente, Vírus Nipah.

5) O gelo no Ártico encolheu mais de 50% nos últimos 30 anos

A extensão de gelo do Mar Ártico caiu de 8 milhões de km2 em setembro de 1979 para menos de 3,5 milhões de Km2 em setembro de 2012 segundo dados do Snow and Ice Data Center dos EUA

6) País-arquipélago no Pacífico começa a desaparacer sob as ondas

Kiribati, formado por várias ilhas no Pacífico, é a primeira nação do mundo a comprar terras em outro país para abrigar seus refugiados climáticos. Na atual velocidade de subida do nível do mar o país será totalmente encoberto pelas águas até 2050.

7) O aquecimento global gera chuvas e inundações sem precedentes

Dia 30 de abril de 2014 choveu mais de 61cm em apenas 26 horas na cidade de Pensacola, na Flórida (EUA), recorde em volume de água X tempo nos EUA. Dia 4 de setembro de 2014 houve 35cm de precipitação em 24 horas na cidade de Sringar, na Índia. Em 3 de janeiro de 2013 choveu 21,5cm em menos de 24 horas sobre Xerém no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Em setembro de 2010 mais de 20 milhões de pessoas foram afetadas por severas inindações que varreram vale do rio Indo, no Paquistão.

8) O aumento de 1ºC na temperatura diminui colheita de trigo em até 21%

Estudos da Universidade do Estado de Kansas (EUA) indicam consequências devastadoras do aquecimento global para a agricultura.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais

Fonte: Brasil Post