Confira as dicas para economizar energia elétrica durante o B-R-O BRÓ

Este é o período mais quente do ano, com baixa umidade relativa do ar e escassez de chuvas.

Consumo de energia elétrica durante o período de B-R-O BRÓ | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo semestre no estado do Piauí é marcado pelo B-R-O BRÓ, junção das terminações dos últimos meses do ano, começando por setembro. Este é o período mais quente do ano, com baixa umidade relativa do ar e escassez de chuvas. Nos próximos dias, de acordo com dados do site Climatempo, a temperatura deve chegar a 39º C.

Com o aumento da temperatura e a busca para amenizar o calor, consequentemente ocorre o crescimento do uso de ventilador, ar-condicionado e umidificadores, aumentando consideravelmente o consumo. Em tempos de isolamento social, isso ainda será somado ao aumento já ocasionado por conta do trabalho em home office e as crianças mais tempo em casa.

Altas temperaturas contribuem para o aumento do consumo de energia 

O consumo no B-R-O BRÓ pode criar uma condição para o aumento do consumo de 6% a 12% nas contas dos clientes. Para evitar um impacto maior na conta de energia ao final do mês, é necessário evitar situações de desperdício de energia, como não deixar equipamentos ligados sem uso.

“As pessoas precisam estar atentas ao uso dos aparelhos no dia a dia para economizar. Nesse período mais quente, naturalmente já há um consumo maior, para amenizar o calor. Os aparelhos consomem mais energia para funcionar com a mesma qualidade. Por exemplo, o motor da geladeira precisa funcionar com mais intensidade para manter a temperatura baixa por conta do calor do ambiente. Mas, há algumas ações diárias que ajudam a reduzir o impacto na conta”, explica o técnico da área de Eficiência Energética da Equatorial Piauí, Gilvan Monteiro.

O aparelho de ar condicionado, geladeira, chuveiro elétrico, equipamentos ligados em modo de espera podem se tornar vilões, contribuindo consideravelmente no aumento do valor da conta.

Compare o funcionamento de aparelhos mais usados nesse período de calor:

Confira algumas dicas de economia:

-Evitar abrir a geladeira constantemente, tente retirar todos os alimentos da geladeira de uma só vez, evitando a entrada de ar quente e, consequentemente, forçando mais o motor;

-Fazer a manutenção das borrachas de vedação da porta da geladeira;

-Manter a limpeza do filtro do ar-condicionado em dia;

-Acumular maior quantidade de roupas e passa-las de uma só vez, evitando ligar e desligar o ferro de passar;

-Não deixar celulares, câmeras, notebooks e outros equipamentos ‘’dormirem’’ carregando;

-Desligar o ‘’stand-by’’ ou modo de espera de equipamentos, retirando-os da tomada quando não estiverem em uso;

-Reduzir tempo de banho em chuveiro elétrico;

Aproveitar ao máximo a luz natural e usar, quando necessário, lâmpadas LED, que são mais econômicas e tem maior vida útil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES