Confira dicas e orientações importantes para realizar o Enem 2014

Confira dicas e orientações importantes para realizar o Enem 2014

O Enem está chegando! Confira dicas e orientações para se dar bem no exame

Criado em 1998 com o intuito de avaliar os estudantes do Ensino Médio, o Enem serve, desde 2009, como "vestibular" para selecionar, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), candidatos para cursos superiores de faculdades, institutos e universidades federais.

O exame também é utilizado como critério de acesso a programas governamentais, como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Ciência sem Fronteiras.

Com as notas do Enem também é possível obter a certificação de conclusão do Ensino Médio. Neste ano, estão inscritos 8,7 milhões de candidatos para realizar a prova.

Confira algumas dicas e orientações para realizar o Enem:

Como se alimentar nos dias que antecedem a prova


Especialistas recomendam os candidatos manter uma alimentação balanceada, com frutas, verduras e legumes nos dias que antecedem o exame. Alimentos à base de carboidratos como pães, cereais e massas também são uma boa pedida, já que são responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo. Por outro lado, é recomendado evitar alimentos gordurosos, não substituir refeições por lanches e não abusar de chocolate.

Descanse bastante antes do exame


Tenha pelo menos oito horas diárias de sono, diminua a intensidade nos estudos nos dias que antecedem a prova e tente se distrair o máximo possível. Mas não abuse.

Confira o local da prova

Saiba qual será o local do exame com o número de inscrição no site do Enem.

Fique atento com o horário das provas

Os exames terão início às 13h (horário de Brasília), mas os portões de acesso abrem ao meio-dia. Recomenda-se aos candidatos chegarem aos locais de prova ao menos uma hora antes do início da prova. É recomendável ficar atento ao fuso horário e ao horário de verão (todas as provas serão iniciadas no mesmo momento). Também é prudente verificar, com antecedência, o local da prova.

A ordem e o tempo de duração das provas


No sábado (8), serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30. Já no domingo (9), os candidatos irão realizar as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Redação; e de Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5h30. O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova, mas o caderno de questões só poderá ser levado nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer dessas regras, o candidato será eliminado.

Seu "passaporte" para o Enem: o cartão de confirmação

O cartão de confirmação, entregue pelos Correios no endereço informado no ato da inscrição, traz o número da inscrição, a data, a hora e o local das provas, a indicação de atendimento diferenciado ou específico, a opção de língua estrangeira e o pedido de certificação do ensino médio. O cartão também pode ser impresso na página do Inep, instituto responsável pela prova.

O que levar

É preciso levar uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente. Já o documento de identificação do candidato para realizar o exame poderá ser o RG, carteiras expedidas por ordens ou conselhos de classes, carteira de trabalho, certificado de dispensa de incorporação ou certificado de reservista, passaporte ou carteira nacional de habilitação. Caso tenha perdido o documento, o estudante deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

O que não levar

O candidato também não poderá levar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, dispositivos eletrônicos, óculos escuros, chapéus, armas de qualquer espécie. Materiais de cunho religioso, como Bíblia e outros livros sagrados, além de indumentárias como burca ou solidéu também estão vetados.

Confira os cadernos de questões e de respostas

Ao receber a prova, verifique se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. Recomenda-se, também, ler e conferir as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença.

Onde consultar o resultado

Os resultados individuais serão disponibilizados no site do Inep, em data a ser divulgada. Para ter acesso a esses números, o candidato precisa informar o número de inscrição e senha ou CPF e senha. Os gabaritos, no entanto, serão divulgados antes, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, também no portal do Enem.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Fonte: Brasil Post