Confira o artigo publicado pelo presidente da OAB nacional, Marcus Vinicius no Jornal MN

Também está prevista a contagem dos prazos processuais em dias úteis e as férias dos advogados entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.

Valorizar o advogado

Marcus Vinicius Furtado Coelho
Presidente da OAB nacional

Tem início hoje em todo o Brasil a semana de valorização do jovem advogado, ou seja, aquele que possui até cinco anos de profissão. O lançamento nacional ocorrerá hoje à noite no auditório da OAB do Piauí.

O jovem advogado é o que mais necessita de apoio da nossa entidade. A sua inclusão no mercado de trabalho, o acesso a novas tecnologias e a estruturação de escritório de advocacia são essenciais para a qualidade do serviço prestado ao cidadão.

Muito a atual gestão da OAB nacional, em parceria com a seccional piauiense, tem feito para fortalecer a classe. A inclusão dos advogados no Supersimples, diminuindo a carga tributária para 4,5 por cento, é o exemplo mais eloquente. No novo CPC, os honorários terão natureza alimentar, não poderão ser aviltados e pertencem ao advogado. Também está prevista a contagem dos prazos processuais em dias úteis e as férias dos advogados entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.

No plano da estruturação física, realizamos mais de 50 obras no Piauí, incluindo salas de advogados em comarcas por todas as regiões do Estado. Também fizemos o auditório de Picos e iremos assinar hoje a autorização para o início da construção do centro cultural da advocacia piauiense, destinado fundamentalmente à capacitação e ao estudo do advogado.

A OAB do Piauí, com apoio da OAB nacional, entende que a melhor estrutura do Poder Judiciário é essencial para o bom desempenho profissional. Trata-se de um problema antigo que atormenta os advogados. Por óbvio, a OAB não é responsável direta pela falta de recursos humanos e materiais, pela ausência de juiz na comarca, mas iremos dar nossa quota de contribuição para a superação desta crise. Na lógica de que diante dos problemas não se deve buscar culpados, mas soluções.

A dedicação da OAB nacional e da OAB do Piauí ao enfrentamento das questões necessárias ao fortalecimento da profissão é diuturna e permanente. Convidamos todos os advogados piauienses a serem protagonistas desta história, participando hoje à noite deste grande ato público de enaltecimento da importância da advocacia.

O advogado valorizado significa o cidadão respeitado. A defesa das prerrogativas da profissão e o respeito às garantias da classe são instrumentos de fortalecimento do ser humano que necessita do respeito a sua liberdade e a seus bens. O advogado é a voz dos direitos legais da sociedade, por ser essencial à Justiça e ao Estado de Direito.

Fonte: Jornal MN