Conheça 8 negros poderosos que foram influenciados por Muhammad Ali

Muhammad Ali representava a epítome da excelência negra

Muhammad Ali  usou sua habilidade, sua força e seu carisma para chegar ao topo e ser reconhecido como um campeão do boxe e da luta dos direitos civis. Mas parte do que fez o sucesso de Ali tão significativo foi o fato de ele ter provado que não havia limites para os negros; que, se houvesse comprometimento, todas as barreiras poderiam ser superadas.

“Sou a América. Sou a parte que vocês não querem reconhecer”, declarou Ali certa vez. “Mas se acostumem comigo – negro, confiante, metido.”

Era o comportamento tipicamente arrogante de Ali que muitos admiravam, porque ele sempre se garantia. Ele sonhava alto e cumpria suas promessas. Por isso, tornou-se um herói para muitos negros do mundo inteiro. Eles o admiravam pela inspiração representada por Ali. Afinal de contas, é por isso que a representação é importante.

Vários desses homens tiveram muito sucesso em suas carreiras, mas sempre fizeram questão de dar o devido crédito. Reunimos frases de oito ícones – do presidente Barack Obama a Prince --, que falaram sobre a inspiração e a influência do peso-pesado. Sejamos todos mais parecidos com Ali.

Image title

Will Smith sobre interpretar Ali nas telas

"Quando pensamos sobre o legado de Muhammad Ali, não pensamos no que ele fez nos ringues. Durante quase dois anos trabalhei para me transformar no homem que mudou seu nome de Cassius Clay para Muhammad Ali. É isso o que faz do meu trabalho de ator algo tão belo – vestir a vida de outras pessoas durante quatro, cinco meses. Então vesti a grandeza de Muhammad Ali.

Estudei, senti e incorporei a alma do homem. Das fundações do Islã e a força de sua fé muçulmana em sua vida ao belo rastro que ele deixava em seu caminho magnífico.

E o que aprendi sobre a palavra “legado” é que ela se estende muito além de nossas conquistas profissionais. Ela se estende muito além dos louvores. Muhammad Ali foi um paladino da luta contra a injustiça, um paladino que usou as ferramentas a seu dispor para fazer do mundo um lugar melhor.”

Mike Tyson sobre encontrar Ali pela primeira vez

“Muhammad Ali significava tanto não só para mim, mas para tantas outras pessoas no mundo, de diferentes nacionalidades e raças. Quando encontrei Muhammad Ali pela primeira vez, foi muito estranho, eu era um menino num centro de detenção juvenil em Nova York, no Bronx, não tenho certeza se era 77, assistimos a um filme antes e depois ele apareceu. Foi totalmente avassalador. Nunca tinha sentido nada parecido antes, naquele período da minha vida. Me inspirou a realmente seguir naquele caminho.”

LeBron James sobre o ativismo social de Ali

“A razão pela qual ele é o Maior de Todos os Tempos não é o que ele fez no ringue, que foi inacreditável. É o que ele fez fora do ringue, no que ele acreditava, o que ele defendia, junto com Jim Brown e Oscar Robertson, Lew Alcindor – que obviamente se tornou Kareem [Abdul-Jabbar] --, Bill Russell, Jackie Robinson. Esses caras tinham ideais. Ele é parte da razão pela qual os negros de hoje podem fazer o que fazemos hoje no mundo do esporte. Somos livres. Eles permitiram que tenhamos acesso a tudo o que queremos. É por causa desses ideais, e Muhammad Ali definitivamente foi um pioneiro nisso.”

Prince sobre seu primeiro encontro com Ali

“Meu amigo me ligou uns dias atrás e perguntou. Ele disse: ‘Muhammad quer que você...’, e eu disse ‘sim’. Nem o deixei terminar. Ele poderia ter dito ‘corte a grama’, e eu teria topado. Muhammad é meu herói. Desde quando eu era criança. Como você pode ver, ele é uma grande inspiração para muita gente.”

Barack Obama sobre o trabalho filantrópico de Ali

“Admiramos o homem que nunca parou de usar sua celebridade para o bem – o homem que ajudou na libertação de 14 reféns americanos no Iraque, em 1990; que viajou para a África do Sul quando Nelson Mandela saiu da prisão; que foi ao Afeganistão para ajudar escolas com dificuldades como Mensageiro da Paz da ONU; e que rotineiramente visita crianças doentes e portadoras de deficiência ao redor do mundo, dando-lhes o prazo de sua presença e a inspiração de seu exemplo.

Este é o Muhammad Ali que nos inspira hoje – o homem que acredita que o sucesso verdadeiro vem quando nos levantamos depois da queda; que nos mostrou que com fé e amor inabaláveis podemos transformar o mundo num lugar melhor. Ele é, e sempre será, o campeão.

Kanye West sobre a inspiração de Ali

“Antes do lançamento [de College Dropout], eu falava minhas merdas só para as pessoas saberem que tinha um cara novo na área, não só falando, mas se garantindo. Esse é meu nicho agora. As pessoas amam ou odeiam. Meu avô amava Muhammad Ali, minha avó o odiava. Mas aposto que mais gente o ama e lembra dele. Porque ele falava merda – ‘flutuo como a borboleta, pico como a abelha’ --, e acho que digo o mesmo tipo de coisa nas minhas declarações.”

Lenny Kravitz sobre Ali, o herói

 “Ele é um herói, um herói de todos os tipos, ele se tornou um herói de todo o planeta por causa de seus ideais... Ele lutou com dignidade e classe, e eu o amo.”

Lennox Lewis sobre a influência de Ali em sua vida

“Fico emocionado quando estou perto dele? Não, não só emocionado, só honrado de estar em sua presença. Muhammad Ali me inspirou – desde quando eu era criança --, me motivou a buscar meu sonhos dentro e fora do ringue. Admirava o fato de ele se preocupar com as pessoas, a ponto de se opor à guerra do Vietnã. Ele é um homem religioso e chamou minha atenção porque sempre ajudava as pessoas.”

Fonte: Com informações do Brasil Post