Conselheiro Abelardo Pio Vilanova é eleito presidente do TCE-PI

Ele foi eleito por unanimidade para o biênio 2019/20

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva foi eleito nesta segunda-feira (29), por unanimidade, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para o biênio 2019/20, em substituição ao atual presidente, conselheiro Olavo Rebelo. A conselheira Lilian Martins foi eleita vice-presidente. A eleição ocorreu em sessão especial presidida pelo conselheiro Luciano Nunes, decano do TCE-PI.

Compõem ainda a diretoria eleita os conselheiros Kléber Eulálio, para a Corregedoria-Geral; Waltânia Alvarenga, para a Controladoria; e Olavo Rebelo, para a Ouvidoria. Os conselheiros-substitutos Delano Câmara e Alisson Araújo foram escolhidos como auxiliares da Ouvidoria e da Controladoria, respectivamente. Os conselheiros Luciano Nunes e Kennedy Barros foram eleitos presidentes da 1ª e da 2ª Câmaras, respectivamente.

O conselheiro-substituto Jackson Veras foi eleito conselheiro-auxiliar da Presidência e o conselheiro-substituto Jaylson Campelo, para a diretoria-geral da Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC). A vice-diretora eleita da EGC é a auditora de Controle Externo Valéria Leal, diretora de Fiscalização da Administração Estadual. A nova diretoria tem até o dia 20 de dezembro para a posse administrativa. A nova gestão iniciará oficialmente em 1º de janeiro de 2019.

Natural de Regeneração (PI), Abelardo Pio Vilanova e Silva é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí e especialista em Controle Externo da Administração Pública. É servidor de carreira do TCE-PI, onde ingressou por meio de concurso público para o cargo de auditor de Controle Externo, em 1995. Em 2002, foi nomeado conselheiro, na cota de auditor.

Atual vice-presidente do TCE-PI, ele vai ocupar pela segunda vez a presidência da Corte de Contas – a primeira foi no biênio 2009/10. Foi ainda vice-presidente nas gestões 2002/03 e 2007/08. Ao se pronunciar após a eleição, ele agradeceu a confiança dos conselheiros e disse que administrará o TCE-PI com a colaboração de todos os membros, servidores e procuradores do Ministério Público e Contas (MPC).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES