Coordenadoria da Mulher firma parceira com o TJ-PI

Instituições trabalharão juntas

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina (CMPM), assinou na manhã desta segunda–feira (30) o termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Piauí – TJ-PI, para a implantação da Campanha Laço Branco que busca sensibilizar os Homens no enfrentamento a violência contra a mulher e, ainda, como mecanismo de apoio à Campanha Nacional “Justiça pela Paz e, Casa” no estado do Piauí. A atividade aconteceu no auditório do Tribunal do Júri do fórum “Desembargador Joaquim de Sousa Neto”.

Na ocasião foi aberta oficialmente a 3ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, iniciativa da presidente do STF, Ministra Carmen Lúcia e dos tribunais regionais através de seus núcleos da Lei Maria da Penha. Estiveram presentes os desembargadores Pedro de Alcântara Macêdo e Ricardo Gentil Eulálio Dantas, da juíza auxiliar da Presidência do TJPI, Melissa Pessoa, do juiz titular do Núcleo Multidisciplinar da Lei Maria da Penha da Comarca de Teresina, José Olindo Gil Barbosa, e da Subcoordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Teresina, Priscilla Mesquita.

A cerimônia teve foco central na campanha Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra as mulheres, que convida os homens a se engajarem no combate á violência doméstica. Abrindo as falas aos presentes, o desembargador Pedro Macêdo enfatizou a importância da ação, e lembrou a importância da mudança de valores e pensamentos através da família e da espiritualidade na luta contra a violência doméstica.

O juiz titular do Núcleo Lei Maria da Penha em Teresina, José Olindo Gil Barbosa fez um balanço do histórico de atuação do Núcleo na Comarca de Teresina, lembrando que hoje a vara que trata dos crimes contra a mulher já é a maior em volume de serviço na Capital.

Já a Subcoordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, Priscilla Mesquita, assinalou a importância da parceria com o TJPI e o Núcleo da Lei Maria da Penha. “Hoje estamos num momento especial, firmando uma parceria significativa para o município, com essa parceria esperamos cultivar uma cultura de paz na luta pelo fim da violência contra à mulher”, pontuou.

A juíza Melissa Pessoa relembrou o início dos trabalhos das Semanas, partindo do chamamento da Ministra Carmen Lúcia, passando pela articulação das atividades socioeducativas, até a descoberta da riqueza do trabalho dos núcleos da Lei Maria da Penha em Parnaíba e Picos, com ações inovadoras e pioneiras.

Após a assinatura do convênio entre TJPI e PMT, os presentes assistiram apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina, encerrando a solenidade.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina